segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sinal de alerta

COLUNA DO ZANQUETTA
http://www.vipcomm.com.br/upload/spclebersantana_IC_070220109516.jpg
Crédito: Idário Café/VIPCOMM

Dúvidas. A venda de A. Dias pode ter sido um prêmio ao jogador, mas para nós, abriu uma preocupação e uma dúvida latente: quem jogará na estreia se A. Luís e A. Silva não poderão atuar? Quem será o cabeça de área se R. Souto não poderá jogar? O Cicinho será inscrito a tempo? E Jean será banco no futuro? O esquema será o 4-4-2 e chegando o Cicinho, a cabeça de área será Jean e Souto? Hernanes e MP os meias? JW será mesmo improvisado? Será o 3-5-2 com A. Silva, Xandão e Miranda? Quem fará sombra ou terá a sombra de W9, já que Roger pelo visto, nunca conseguirá vestir nossa camisa sem tremer? Essa reta final de preparação, confesso não foi o que eu esperava. Muitas indefinições e uma desconfiança. A vitória contra o São Caetano foi boa? Sim. Tem muita gente ainda para estrear? Sim. A estreia contra o Monterrey será contra um time misto, é bom ou ruim? A derrota pro Santos é preocupante? Não. São muitas dúvidas que nos deixaram ansiosos e muito apreensivos esta semana. Vi muitos são paulinos desesperados até. Fato: Temos um time de respeito. Mas ainda falta a tal da liga que faz de um time tornar-se história. Mas, lembrem-se: temos uma equipe em que 4 atletas farão estreias e 1 começou agora.


O Santos que nos enfrentou, é este mesmo. Era a força máxima. Nós, ainda falta muito. Falta a chave da segurança na defesa com Souto, a saída de bola. Falta a altura, velocidade e poder defensivo de A. Silva. Cicinho pela direita (tenso! Nem preciso comentar). Falta a velocidade, os dribles e a ousadia de Fernandinho, já que Dagoberto some é um pisca pisca. Acende e apaga. Aí sim! Aí tomemos conclusões mais concretas. O SPFC ainda tem um elenco. O time mesmo, teremos na 2ª rodada da Libertadores. Eu nem esquento com o jogo de ontem. Perdemos A. Dias, tivemos que atuar com R. Silva e Xandão na cobertura (e foi muito bem), mas quebrou o esquema. Não me importo em nada com o que a imprensa diz, fala e falará. Deixem o tempo falar por si.
Sinal de alerta? Sim. Mas, a certeza de dias melhores, é muito maior. MUITO MAIOR!
Podem apostar nisso!


O que eu esperava: Eu esperava um time extremamente sólido na defesa. Uma rocha, uma muralha atrás, já que os homens de meia não vieram (armadores). A saída de A. Dias me deixou um pouco receoso. Muito em cima da hora. Xandão está além da expectativa? Até que não. Já apostava muito nele e em A. Luís. Não se trata disto. Trata-se mesmo do cara que era um líder, uma referência e que tinha 4 anos de São Paulo FC. São paulino confesso. E naturalmente, um jogador experiente, faz falta. E fez falta contra o Santos.


Chegaram sim homens para fazer do meio muito forte. E alto. Vejam como a equipe chegará com força nos cruzamentos de Hernanes e JW na área tendo: A. Silva, Xandão, A. Luís, L. Lima, W9, C. Santana, R. Souto e Miranda. É muita gente alta. Fora os grandes finalizadores que temos. Todos eles finalizam bem, percebam. Infelizmente, começamos mal demais. O esquema não encaixou e RG insistiu demais em alguns erros. Ok, estava ajustando, testando. Mas insistiu onde não precisava a meu ver. Deu murro em ponta de faca e agora reajustando, estamos com mais consistência. Mas, ainda falta um longo caminho.


Jean ser passado para camisa 2, foi palhaçada. Independentemente de Cicinho ter demorado. Gonzalez não consegue vestir a camisa do São Paulo que parece passar mal. Não joga, não corre, não marca, não cria. Não pode nem ser suplente. Como podemos não contratar nenhum lateral direito? Para a zaga, Uvini seria uma boa opção para subir aos profissionais. Mas, tendo tempo de adaptação. Não para entrar na estreia e no fogo. A Copa SP ilude muito. Todo começo de ano, é isso. Parece que a fórmula é esta, sempre colocar os garotos. Não é bem assim. Deste ano, Marcelinho, Uvini e no máximo Gaúcho podem ter uma chance. No mais, não subiria agora. E mesmo estes três, após um tempo mostrando entre gente grande que pode ser alguém. Como foi com Breno. Treinou, mostrou personalidade, foi bem, entrou em campo e destruiu. Agiu-se com lógica.


O maior problema, é a falta de um raciocínio lógico e decente em algumas situações. Eu ainda vou esperar um time com Souto, A. Silva, Cicinho, C. Santana e Fernandinho. Principalmente este último que para mim, é o maior reforço do São Paulo desde a contratação de Amoroso em 2005 para a Libertadores e L. Fabiano em 2002 em seu retorno ao Brasil e ao Tricolor depois de 6 meses longe no Rennes.


Aí sim, falarei algo concreto e mais incisivo. Mas, até lá temos que mostrar e fazer resultado. Sabemos que uma boa campanha na 1ª fase, pode nos levar a ter confrontos difíceis somente nas semifinais. O que desejamos para 2010 e principalmente Libertadores, começa quarta e não lá na frente quando estrearem os demais. RG sabe ganhar um torneio mata mata. Já ganhou na França. A Libertadores não tem nada a ver e é muito além do que ele ganhou, mas o São Paulo FC na Libertadores, é o São Paulo FC. O Morumbi é o caldeirão. É o palco de decisões e nossa casa. E quarta feira, temos que entrar como se fosse a final. Os 3 pontos tem que vir de qualquer forma. A final da Libertadores para nós não é em Agosto. É quarta, 21:50h. O 1º passo do Tetra, pode definir a conquista. Vamos fazer diferente dos outros anos, vamos entrar de sola e arrebentando.  Vamos dar as mãos e todos juntos emanar nosso amor e nossa confiança, nossa certeza que iremos e estamos no caminho do Tetra!


O fácil e ilusório ou o difícil mas permanente? Para mim, o sinal de alerta está ligado e antes que em 07/08/09. Há tempo. O que será feito? As críticas, as pressões, passam a ser um show de absurdos e bizarrices. O São Paulo, historicamente um clube que pensa pra frente e não só no hoje, no atual, passa a ter coro de imediatismos, de agir como se não existisse o amanhã. É nesta hora que precisa-se de cuidado.Vejam quantas considerações eu fiz acima. Mas, não acho que sair rasgando dinheiro e comprometendo até mesmo o futuro do clube, seja a saída, a solução. Em 2001, 2002 e até o meio de 2003, tivemos um momento em que parecia que o fácil (contratar, gastar) e ilusório (montar time com nome e apelo de mídia) era o caminho correto e que agradava a todos. E no final, tínhamos o quê?


Em 2005, 2006, 2007 e 2008, não fizemos as maiores contratações, muito menos as mais caras e de maior mídia e apelo. Trouxemos sim, em cima da hora, jogadores como Amoroso em 2005, Marcel em 2006, Dagoberto em 2007, Éder Luís em 2008 e Marlos em 2009. Vendemos gente boa já com a temporada iniciada. Quebrou um pouco o planejamento. Mas nunca fizemos nada, pensando só no fácil. Como bem disse MaCcall, que é das antigas, o São Paulo ia pelo difícil, mas pelo permanente. Este legado, que hoje gozam aos quatro ventos, de Reffis, Morumbi, Cotia, estrutura, história limpa, títulos entre outros, começou a ser construído por grandes homens lá atrás que pensavam além.



Não eram limitados e impulsivos, irresponsáveis e imediatistas com cabeça de pessoas como Andres Sanchez da vida. Estes, escolheram outros times para apodrecerem. O São Paulo, sempre foi diferente. Temos defeitos, temos nossos podres, mas a mentalidade, o ideal, os princípios, nunca poderão mudar. Não é torrar tudo e desesperar verba para trazer alguém de nome. Não é ir a festa de torcida dizer que matará um rival. Não é vender o time a empresários e uma família. É fazer o certo, mesmo ao duro e caro preço que já pagamos no passado para atingirmos este cume atual. Sede, CCT e as demais partes de nosso rico patrimônio não vieram do nada. Quem emociona-se pela coragem e bravura que lêem e ouvem das histórias de quem era sãopaulino no passado, tem que lembrar-se de como foi para tomar como exemplo para agir hoje. Sentir-se privilegiado e agir como um sãopaulino digno e honrado que merece o time que escolheu para si e quem tem no coração.



É um preço caro, árduo. É duro ver e passar por esta situação e não achamos que merecemos isto, que podemos mais. Mas, devagar com o andor. Porque o legado negativo acompanha para sempre. O Santos pós Robinho (que forçou saída) teve o quê depois dele? E depois de Pelé? E o Palmeiras pós Parmalat? Corinthians pós MSI?



JJ, eu quero grandes nomes, reforços de peso. Mas, quero que seja pautado, sereno e calculado. Quero o Morumbi 2014 que nos dará um legado, uma honra. Quero um futuro. Quero que seja que por mais que difícil, seja permanente, perene, eterno. Digno do São Paulo FC!
Lembrando sempre: Não já jogador que traga mais nome e mais glória a um clube que títulos, que vitórias.
Sobre A. Dias: “Serei sãopaulino para sempre. Eu e meu filho, Vinícius. Porque no São Paulo tive algo verdadeiro, fui capitão, campeão, fui além. Eu sou sãopaulino...”. Preciso dizer alguma coisa?


ENTREVISTA MORUMBI 2014 EU APOIO! Galera, faremos uma entrevista com o pessoal que criou o site que apoia o Morumbi 2014. E acho legal que os tricolores aqui do Blog e que nos leem, possam trocar ideia e tirar dúvida que possam ter sobre o projeto deles e do Tricolor que eles tanto acompanham.
Assim, deixo meu e-mail e do André (deco@blogdozanquetta.com), disponíveis para envio. Faremos um apanhado e agruparemos as melhores e diremos os nomes. Em breve, publicaremos tudo. Participem, enviem tudo que tiverem como pergunta e quiserem expressar ao pessoal. Forte abraço!
OBS: Que me perdoem aqueles que nada tem a ver com isto. Porém, precisava desabafar no caso Cicinho. Informei e foi o único a cravar no início de Janeiro que até dia 08/02 ele viria. Eu cravei e quando anunciaram que não viria mais, passei a ser surrado na internet. Eu não quero crédito de nada. Mas, peço que os que atiraram as pedras, sejam mais responsáveis e justos com o Blog que acerta um número absurdo de contratações. Tem gente que nos atribui nomes como Merino, especulações mil que nunca saíram de nossas fontes. Sejam menos levianos. E comemoremos juntos o Cicinho. Afinal, acertarmos foi bom para todo mundo, não? Forte abraço!

Alexandre Zanquetta
Contato: zanquetta@hotmail.com
Twitter.com\zanquetta 

Ainda hoje cobertura do lançamento uniforme 2010 Tricolor. Fiquem ligados!
 
[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]
[compari_dtricolor.jpg]
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus