terça-feira, 23 de março de 2010

Bicho, ajuda ou atrapalha?

por Tiago Santos
http://img42.imageshack.us/img42/6909/asdtv.jpg

Começarei este texto fazendo uma indagação lógica a todos: Você gosta de receber remuneração a mais no final do mês? A resposta, - Sim, CLARO! E quem não gosta?


Isso no meio futebolistíco se chama "Bicho" expressão usada futebolisticamente, premiação a mais que o jogador recebe, fora o salário, após uma vitória, conquista ou até mesmo
um empate. O "bicho" vem entrando em campo há anos no futebol, antigamente, o jogador que recebesse dinheiro era considerado um "mercenário", pois o futebol não era uma atividade remunerada, e sim um esporte praticado por amor a camisa. As vezes os "padrinhos" ou melhor, dirigentes do clube pagavam quando necessário. Hoje em dia o "bicho" pode até decidir partidas de torneios, campeonatos, enfim, uma "injeção de ânimo" para o jogador, muitos criticam, outros aprovam, mais segue como uma verdadeira incógnita, sendo legal ou ilegal, pois não é lei. Não confundir, bicho com luva, o primeiro é feito pelo pagamento diante jogos importantes, e o segundo nada mais é do que a antecipação do salário para viabilizar o contrato de trabalho, também não considerado uma indemnização.

O bicho realmente é uma prática ilegal? Na minha humilde opinião sim, pois o jogador por um lado, pensa APENAS na possibilidade de ganhar mais dinheiro, e deixa o seu trabalho'(NEM SEMPRE) como jogador, de lado, apenas fazer o "feijão com arroz", vencer e levar o prêmio, afinal são poucos o que não se interessam pelo proposto. Esta história se encaixa muito bem, a uma em que estamos vivendo recentemente. Após uma declaração do Dr Juvenal Juvêncio, presidente em atividade do 'Maior do Mundo', o mesmo afirma que a equipe não vinha jogando um bom futebol, vistoso e bonito de se ver, então houve boatos sobre as constantes vitórias do tricolor do Morumbi ser vítima de 'Bicho' pago pelo próprio cartola; O Jean, ala/meia do São Paulo, foi punido por ter falado e cobrado a respeito da premiação publicamente, propósito ainda não esclarecido e resolvido pelo grupo e presidência. Será? Pois segundo alguns jogadores, o mandatário são-paulino havia feito uma espécie de 'acordo' com os atletas, em caso de vitória em uma partida importante ele bonificaria a equipe, fato nunca confirmado. É obrigação do atleta se esforçar durante as partidas para plantar e depois colher um futuro resultado positivo para a equipe.

E no que interfere? A interferência que isso causa, pode ser psicológica, pois o jogador faz de tudo para que receba o 'bicho', causando uma motivação a mais, ou seja, interferindo em seu desempenho dentro das quatro linhas. Algo errado, porque o dirigente do clube, não tem OBRIGAÇÃO NENHUMA de premia-los por uma partida, não há acordo e visto que o seu salário é depositado todo final do mês. Essas bonificações podem ser feitas em último caso, quando merecido, nada mais.

Dá certo ou não? Em si, há chances de dar certo sim. Pois o jogador vê o ' bicho ' como um objetivo a parte, em uma condição no qual se ganhar a partida terá à sua espera, a premiação. Para o tricolor, esse engate de 5 vitórias foi resultado de um "puxão de orelha" do Juvenal feita publicamente após o jogo do NAC-PY, em que até mesmo ele admitiu de não estar gostando do que via durante as partidas, então veio a público dar aquela declaração que todos viram.

Principal motivo do "bicho"? Obter resultados positivos de maneira no tanto "apelativa", entenda como queira. Abrir uma premiação para o time vencer a partida e alcançar certo objetivo. Não “apelativa” no sentido para com o adversário, e sim internamente, meio para conseguir mais bonificações.

O nosso tricolor vive esse dilema, se realmente está ganhando as partidas em favor do 'bicho' ou amor a camisa. Para mim, sem sombra de dúvida está voltando ao seu velho e bom futebol consagrado durante anos! Mas, acho que rola de vez em quando essa tal premiação, apenas nos jogos importantes, talvez deve rolar algum "cifrãozinho" pro time tricolor nas semi e finais, ou não? Dependerá do grande JJ!

E para você torcedor são-paulino, o 'bicho' é: Legal ou Ilegal? Comente!

Tiago Santos, o TykO, tem 17, estuda para ser um futuro advogado e jornalista esportivo, apaixonado por tecnologia e futebol, integrante do movimento “ Sou da Paz “ São Luis – MA, e da T.M.T (Torcida Maranhense Tricolor), tem como hobby estudar táticas futebolísticas e artes gráficas.

twitter.com/TykOz


Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg
blog comments powered by Disqus