segunda-feira, 22 de março de 2010

A casa da inveja caiu!

por Alexandre Zanquetta
http://morumbi2014.files.wordpress.com/2009/09/novomorumbi01.jpg

Iniciarei este texto, deixando claro que torço pelo Morumbi, não só porque sou sãopaulino. Mas, porque em São Paulo, é referência histórica de títulos, clássicos e grandes momentos do futebol. A Copa lá, será bom aos paulistas, paulistanos e não apenas aos sãopaulinos. Isto é detalhe de quem fez por merecer e pensou grande. Se os outros são acomodados, sem visão e meros coadjuvantes da história, o que temos com isso?


Na sexta feira, o que já digo aqui há tempos, foi confirmado. O projeto Morumbi 2014, já agrada até ao Valcke, pavão da FIFA. Todos aqueles que na mídia curtiam os ataques do pavão ao São Paulo, agora estão caladinhos. A notícia até correu devagar e sem muita pompa, sem destaque.


Mas, não adianta. O Morumbi, que este ano faz seu cinqüentenário, hora menos hora calaria a boca dos críticos. O sonho de bandidos com terno acabou. O sonho dos invejosos, acabou. Valcke, cedeu não apenas as mudanças efetuadas. Mas, denúncias de supostas beneficiações pessoais, correram o mundo, começou a pegar mal. Após ter saído ileso do caso dos cartões, agora ele se via encurralado. A proporção que o caso tomou foi grande demais porque JJ tem apoio de Lula, Dilma, Serra, Kassab e muitos outros políticos. Blatter entrou no jogo. Havelange e Teixeira, estão ao lado de JJ. Grupos financeiros entraram com capital pesado na jogada. Mas, estádio onde em São Paulo? Aí que a casa começou a cair.


Como a construção de um novo estádio seria numa localidade distante, empresários de todos os setores começaram a pressionar. Qual o ganho se fosse para o interior ou áreas remotas? Quem ganharia com isso? Apenas alguns. Com a Copa no Morumbi, ganham quase todos. Menos aqueles que ganhariam direta e indiretamente com um novo estádio. E os invejosos.


O metrô chegando ao Morumbi, as empresas, escritórios, moradores, desejam a melhoria de infra estrutura do bairro e entorno. O alcance seria também em comunidades carentes do entorno. A justificativa seria qual ao tirar de São Paulo? Que político bancaria isso? Quem seria o louco, além de Valcke a se expor? Enfim, a casa caiu. O castelo de sonho de alguns rivais caiu. Tentaram induzir com pesquisa falsa de que o Palestra seria melhor estádio para a FIFA que o Morumbi. Tentaram de tudo.


Mas o São Paulo comeu pelas beiradas, contratou todo mundo que é reconhecidamente ativo e está em contato direto com a FIFA e suas cabeças. O que alegariam? Que tudo anterior era ruim? Não dava. E ao lado de uma comissão, Ruy Ohtake levou o sonho, foi à África, Alemanha e com ajuda de todos que estão grudados e atados à FIFA, chegaram lá. A pressão em Valcke, a força atual do Brasil, o incrível poder de JJ nos bastidores assustou. Não só a ele. E a casa caiu. E o abismo vai crescer. Se o São Paulo estava há anos na frente dos rivais, agora inclua aí, ao menos 1 século.


Como informação, o Ministério do Esporte endossou um pedido do Inter para que o governo dê isenções fiscais de materiais de construção para os estádios da Copa. O documento, em caráter de urgência, passará por uma avaliação do Conselho Nacional Fazendário. Se aprovado, São Paulo e Atlético-PR também serão beneficiados. E isso está aprovado de boca já.


Como JJ já disse, só falaram no Morumbi. Natal não sabe nem o terreno. Maracanã vai gastar mais de 10 vezes o que gastaremos no Morumbi e não tem entorno. A maioria dos outros locais, mal tem hotel, comércio, infra estrutura, estádio. O acessos são precário. E como só falavam do Morumbi? É como diz JJ, é melhor deixar quieto e trabalhar. E estamos trabalhando. Já calamos a boca de um.


Obras para evitar enchentes, piscinões, que estavam previstos para alguns anos, serão antecipados. São 19 projetos que visam melhorar a cidade e consequentemente a região. Assim, com estas obras, o gramado poderá ser rebaixado e atender à FIFA. Antes, não poderia porque há um córrego que passa embaixo do gramado e agora será remanejado.


Com a ligação de água e a obra feita junto à Sabesp, poderemos construir mais banheiros no estádio e melhorar a infra do ambiente. Fora, que não incomodamos mais os moradores da região. Outro fator, é que a cobertura do estádio, terá placas que captarão energia e alimentarão o estádio sem gastar energia mesmo com os dias nublados da capital. O projeto é o mesmo do Real Madri no Santiago Bernabeu. Ainda, haverá uma sobra de energia que será usada nos VLT’s (VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) do entorno do estádio. Sensacional!


Acham pouco? Então vamos lá: o BNDES, dará ajuda extra ao clube pela função ecológica. Se não bastassem apenas estas notícias, ainda vemos que o Morumbi que até 2002 dava prejuízo ao clube, passou a render muito, tornou-se foco e exemplo de estratégia de marketing. A meta que anualmente sobe na arrecadação, agora tem meta em 2010 de R$ 40 milhões. Mais que o patrocínio fake de alguns clubes que viverão eternamente como sem tetos. Já bate nas cotas de TV e aproxima do patrocínio que em breve será anunciado. Faltam detalhes mesmo. E agora, falarão o quê?


O foco já mudou. Agora, somos pobres, devemos até bicho. Devemos imagem, salários, estamos endividados. Realmente, não estamos nadando de braçada porque não vendemos jogador, não renovamos patrocínio com rapidez e estamos na base de renda de jogos, TV e shows. Mas, pra quem não sabe, JJ poderia ter aceitado R$ 25 mi da LG. Contrato formal. Não assinou porque quer mais. E sabemos que cabe mais. E conseguiremos mais. Estamos devendo e na pindaíba? Papo furado.


Se JJ quisesse, teria vendido ou forçado a barra para vender algum jogador. E não o fez. Vendeu apenas A. Dias e por um valor alto pela idade e condição contratual dele. Podia ter vendido parte dos direitos de algum atleta. E não o fez. Poderia ter rifado jogadores para livrar-se de custos. E não o fez. Poderia ter alugado mais barato o Morumbi ao Guns por exemplo para ganhar um trocadinho. E não o fez. Não o fez, porque em Abril já estará no peito do manto o patrocinador. Que paga bem e faz jus ao nosso manto.


Estará em nossa camisa, um patrocinador parceiro, que atua com o clube e não apenas deposita o $ na conta e pede ingressos, camisas assinadas e camarotes. Agora que a batalha com a FIFA acabou, falarão do BNDES, que o SPFC é beneficiado com $ público etc. Falarão de tudo. Pouco importa. Fato é, que o contrato (patrocínio) só não foi firmado ainda além de uma IC assinada, pelo tempo e cláusulas de prioridade, preferência. Apenas. A torcida fica ansiosa. Talvez não tanto quanto Andres e Citadini, que estão tensos com o Morumbi na Copa, tensos com nosso patrocínio e tensos com nossa equipe. O sonho de vocês acabou. Talvez, numa geração de uns 200 anos para frente, o Corinthians venha a nos olhar de perto.


Talvez num filme de ficção de James Cameron em 3D, vocês possam sonhar. Andres ver em JJ, seu Avatar. Sonhado ser são paulino. E acordou Centernada”.


NOTA: Jean será punido pela diretoria por falar e cobrar bichos, coisa não acertada entre grupo e presidência. JJ paga quando acha que deve e nos momentos que acredita que deve. Desde que assumiu a presidência é assim. A punição ainda não foi definida. JW é outro que após reclamar de ser substituído, perdeu espaço. MP e Xandão estão ganhando um tempo para evoluírem fisicamente e não queimarem-se. Cicinho está quase entrando nessa lista de jogadores que estão ausentes para recuperarem-se.

Rebolation do Corinthians? http://www.youtube.com/watch?v=rjX2tAlJzQY

Alexandre Zanquetta, é paulista, engenheiro, tem 26 anos, um dos integrantes do Blog do Zanquetta (blog do São Paulo) que hoje tem mais de 2 milhões de pageviews/mês só para a torcida do São Paulo. Não tem vínculos e nem elos financeiros com nada relacionado ao São Paulo FC. Apenas por amor.

twitter.com/zanquetta



blog comments powered by Disqus