sábado, 27 de março de 2010

E agora José?

por Vivian Lourenço

http://img232.imageshack.us/img232/9624/wsdt.jpg


A festa acabou,

A luz apagou,

O povo sumiu,

A noite esfriou,

E agora, José?

E agora, você?

Carlos Drummond de Andrade

E eu pergunto: E agora torcedor?

Não é segredo para ninguém a minha insatisfação com esse futebol (?) que o São Paulo anda apresentando. E a gota d’água que vai transbordar o copo pode acontecer amanhã, depois do clássico com o nosso maior rival, o Corinthians.


Quem é favorito para esse clássico? Analisando o futebol dos dois times, não vejo nenhum favorito, mas em um clássico sempre há pontos que desequilibram para um lado ou para o outro.


E vejo nesse clássico uma pessoa que vai decidir o resultado da partida.O técnico. Primeiro porque é ele que escala o time e um erro pode ser fatal, segundo porque ele é o responsável por dar toda a motivação que o time precisa para entrar com raça no clássico.


Pois bem, será que Ricardo Gomes vai conseguir fazer essas duas tarefas simples com afinco? Creio que não. O time joga sem brilho, sem vontade desde que ele chegou. Gomes não conseguiu ainda (estamos praticamente em abril) definir um time titular e fazer o mesmo jogar futebol.


Se o time não consegue ganhar de um time fraco – vide a última partida quando vergonhosamente perdemos do time do Bragantino e outras partidas mais, como conseguiremos ganhar de um rival? Principalmente quando este é o nosso maior rival, uma rivalidade que é contada desde bolinha de gude até jogo de futebol.


Como dizer que esse time vai, da noite para o dia, mudar totalmente sua maneira de jogar e começar, finalmente a mostrar um pouco de trabalho para o torcedor. Como dizer que esse time vai chegar a final da Libertadores e finalmente sagrar o São Paulo Futebol Clube como o único time brasileiro tetra campeão da Libertadores. Não há, neste exato momento, torcedor, por mais apaixonado que esteja que possa estar contente e esperançoso com esse time.


Quem olha para trás, em um passado não tão distante e o time comemorando a Libertadores, não consegue imaginar que todo o São Paulo Futebol Clube possa ter sofrido uma lavagem cerebral e virou de time grande e vencedor, um time pequeno e vergonhoso.


E agora torcedor, o que vamos fazer? Esperar que o time seja mais uma vez eliminado da Libertadores, cair no campeonato Paulista, ser derrotado por nossos maiores rivais? Vamos ver o São Paulo virar um time pequeno, com técnico covarde e jogadores sem motivação e perdidos dentro de campo?


Sinto muito, mas não agüento ver meu time passando por isso. Não dá mais; torço para que a diretoria finalmente acorde, demita Ricardo Gomes e jogue um balde de água gelada nesse elenco. Do jeito que está não dá mais. BASTA.

E agora José, o que vai ser amanhã: Alimentar a rivalidade vendo nosso rival tripudiar na nossa desgraça ou torcer para que a desgraça iminente sirva como alivio e motivação para Ricardo Gomes arrumar as malas e o elenco começar a jogar?

Vivian Lourenço, 25 anos, jornalista formada desde 2008, assessora de imprensa e freelancer. Comecei a torcer pelo tricolor por conta própria, depois do primeiro título da Libertadores. Uma paixão incondicional. Apaixonada pela escrita e pelo futebol. Colaboro com alguns sites e blog debatendo e mostrando a minha paixão pelo esporte e pelo São Paulo.

twitter.com/_vivis


Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus