sexta-feira, 12 de março de 2010

Exijo um time de 12 jogadores em 2010!

por Ricci Junior
http://img189.imageshack.us/img189/8018/ceni12dt.jpg

É meus amigos, Libertadores não é a Copa do Brasil como tenta preconiza comparando ironicamente o jornalista Milton Neves se gabando do feito do Santos sobre o pobre e coitado Naviraiense.

Essa semana foi de ansiedade após uma seqüência de altos e baixos, no Paulista e na Libertadores, onde todos torcedores do tricolor paulista aguardavam enfim o nosso time definido, o time titular para esse jogo no Paraguai.

Se formos analisar só o jogo de ontem, temos razões para nos preocupar. Mas se formos analisar o que vem fazendo a equipe do técnico Ricardo Gomes pode se dizer que o time evolui gradativamente, só que lentamente.

E é esse lentamente que chateia a maioria de nós torcedores do mais querido. Até porque o torcedor tem essa característica imediatista, quer ver um time campeão desde o primeiro jogo da temporada. Aqueles que são mais “veiacos” como eu, nesse mundo futebolístico, sabemos que isso não existe. Nem quero e acho que nem podemos exigir nada de um grupo que teve 50% do seu elenco renovado, mesmo que não imediatamente, mas foi renovando ao poucos durante o início do ano.

Como eu disse no artigo anterior, não sou especialista em táticas e esquemas de jogo, mas quando se muda um time no intervalo significa que no próximo jogo o substituído é ou deveria ser banco. Só que no SPFC não acontece isso. Porque? Não sei.

Analisando o jogo de ontem o time do tricolor encarou um time fraco, mas bem postado em campo num jogo com aquela cara de Libertadores, pegado, sofrido, etc

Só que faltou um pouco mais de brio de alguns, principalmente no meio de campo. A defesa estava bem, o ataque um pouco melhor, mais ofensivo. Só que o nosso meio de campo nulo, sumido, fraco, sem pegada, quase que apenas assistindo ao jogo. No segundo tempo um pouco melhor, mas sem a “inspiração” do nosso craque Hernanes, o time realmente não rende.

Diante desse panorama que para muitos ainda é um incógnita o futuro da nossa equipe, devo dizer que meu sentimento, minha fé é de que não passaremos o ano em branco. Pela evolução que já tivemos? Pelo grupo que temos? Pela camisa histórica que pode decidir um título? A tudo isso respondo que sim!

O SPFC 2010 é sério candidato em todos os campeonatos que disputar. Certeza que já não sentia ano passado. Longe disso também dizer que ganhar todo ano é obrigação! De jeito nenhum! Vencer é resultado de planejamento e desejo! O desejo por si só não leva a nada! E por isso não adianta nada exigir algo sem promover um benefício. Cabe a cobrança sim, mas cabe a responsabilidade de ir aos jogos e dar apoio. Participar dos chats de internet e mostrar sua opinião embasada, respeitosa, critica sim mas sempre se prevalecendo da educação que nos cabe e diferencia a nossa torcida desde sempre.

Quem lê isso que acabei de escrever pode até pensa “poxa esse cara não xinga ninguém?”, opa claro que sim, só que na hora do lance, segundos depois passou. Segue o jogo, segue meu apoio, meu grito e minha boa energia. Não fico remoendo o leite derramado! A energia ruim do gol perdido fica lá atrás e não dentro de mim com a raiva carcomendo meus sentimentos.

Não dá pra fazer disso um desopilador de frustrações da nossa vida. Torcer é emanar energia positiva, de apoio ao time que amamos. Na hora de vibrar um gol, um título, todos os erros passam a não existirem mais. Esse é o torcedor! Esse sou eu!

Por isso amigo torcedor, faça perpetuar suas experiência enquanto torcedor. Tome pra si a rédea e vista a camisa do 12º jogador! Faça a história que só você poderá contar aos seus filhos e netos. E esse ano mais do que nunca, se alguns em campo ainda não mostraram a que veio, a nossa torcida ainda não vestiu o 12º manto sagrado!

Faço esse convite para que se façam presentes de corpo e alma, ou só de alma como a maioria que não pode ir ao estádio, mas se façam presente com a sua energia do apoio, do amor ao SPFC e a sua história.

Porque sem eles não somos nada, e eles sem nós serão apenas 11 em campo!

Por isso, exijo um time com 12 jogadores em campo!

Ótimo final de semana pra todos e domingão estaremos no Morumbi!


Ricci Junior é Paulista, 36 anos, musico, são-paulino freqüentando de estádios de 1984, jornalista, produtor musical, sócio/diretor Uehbe Digital Marketing, Vice-Presidente co-fundador da Sociedade Recreativa Guerreiros da Paz, núcleo de defesa são-paulina, formação de opinião e ações solidárias da torcida do SPFC, coordenador geral da campanha “Morumbi 2014 Eu Apoio”.

seu Twitter: twitter.com/riccijr


blog comments powered by Disqus