sexta-feira, 5 de março de 2010

A honra, a tradição e o respeito!

por Ricci Junior
http://img63.imageshack.us/img63/1421/riccigomes.jpg

Todos nós sabemos que o futebol nos dias de hoje não é mais romântico. Os jogadores não possuem mais aquela identidade com os clubes. Poucos e raros ainda possuem essa relação com o clube.

E isso é um fenômeno causado pela “necessidade” de ganhar dinheiro e apagar uma vida sofrida que a maioria dos jogadores tiveram.

Essa reflexão é também motivada por estarmos comemorando hoje 32 anos da conquista do nosso primeiro campeonato brasileiro em 1977. Quando a raça e a vontade caminhavam junto do amor a camisa.

Ano retrasado, entrevistando o craque Kaká, proferi uma frase que ele definiu como “perfeita” para qualificar o seu crescimento como jogador. A frase era: “Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho!”

Pra “sorte” acontecer também se faz necessário, além do trabalho dedicado, o sentimento de equipe, de grupo, de lealdade. Qualidades que notamos com facilidade em especial em profissionais como Kaká.

Isso me vem a mente quando vejo na maioria dos clubes brasileiros incluindo o meu amado SPFC, um certo desleixo por parte de seus profissionais com a camisa que vestem.

Talvez e também por esse motivo, o ano passado ficou somente no “branco” e esse ano pode ficar somente no “preto”. Por falta desse sentimento de identidade com as três cores do tricolor paulista.

Todos nós sabemos, todos os jogadores que hoje estão vestindo o manto tricolor são capazes. Mas não se estabeleceram ainda e lhes faltam algumas qualidades como a gana, a vibração, o amor para com o manto, mas acima de tudo o sentimento de grupo.

Entendo que para obtermos esse censo de grupo, existe também a necessidade de amizade entre as pessoas de uma equipe. Creio que só pelo fato de estarem num clube como o SPFC, toda a estrutura, condições de trabalho, etc, já deveriam estar condicionados para terem o mesmo objetivo. Com isso a amizade seria naturalmente desenvolvida. Como é mais comum numa seleção nacional, por exemplo.

O maior exemplo disso nos dias de hoje é o time da baixada santista, que por afinidades, objetivos e determinação, a amizade aflorou entre o grupo. O reflexo disso é o bom futebol e há no grupo uma identidade com o clube. Resultado? Liderança!

No São Paulo temos um ótimo elenco, mas ainda não temos um time. Não temos um grupo definido. Nesse ano acho que só conseguimos repetir 2 vezes a mesma equipe. Todos os outros jogos foram com o time misto, remendado, improvisado.

Pro isso gostaria de pedir a nossa comissão técnica que defina logo o time de 2010. Sabemos que dá pra brigar por títulos, mas não podemos permitir que a nossa falta de capacidade para definir ou o medo de errar sejam os nossos maiores inimigos para o ano 2010.

Porque uma frase é justa nessa vida. “Só se estabelece quem tem competência”. Depois de tantos jogos, acredito que a equipe do nosso inteligente Ricardo Gomes sabe quem é quem. Até porque a Libertadores já começou, temos 1 derrota e 1 vitória. Temos mais 2 jogos fora de casa e outros 2 no Morumbi e precisamos vencer principalmente os jogos em casa.

Não sou especialista em táticas ou quero impor uma lista de titulares, longe disso. Só queria que já tivéssemos um time e os escolhidos tivessem mais brio, tivessem mais determinação porque estão defendendo uma história escrita por muitos heróis. De Poys e Rogérios, de Friedenreich e Carecas, de Pitas e Rais, de Daríos e Luganos.

Há que se lutar por eles. Porque eles nos colocaram aqui, hexa do Brasil, tri da Libertadores e do Mundial.

Há que se lutar para escrever seu nome nessa história construída com honra, tradição e muito respeito ao manto tricolor.

Porque as nossas estrelas não estão no céu.

Elas estão em nosso peito!

2010 ainda pode ser marcante.

Basta vocês quererem!

Lutem por isso!

A torcida estará com vocês!

Eu acredito!

Ricci Junior é Paulista, 36 anos, musico, são-paulino freqüentando de estádios de 1984, jornalista, produtor musical, sócio/diretor Uehbe Digital Marketing, Vice-Presidente co-fundador da Sociedade Recreativa Guerreiros da Paz, núcleo de defesa são-paulina, formação de opinião e ações solidárias da torcida do SPFC, coordenador geral da campanha “Morumbi 2014 Eu Apoio”.

seu Twitter: twitter.com/riccijr





blog comments powered by Disqus