segunda-feira, 8 de março de 2010

Irresponsáveis ou Insanos?

por Alexandre Zanquetta

http://img10.imageshack.us/img10/9376/dagoponte.jpg

Há muito tempo não via tanta gente falando tanta asneira. Ou melhor, acho que nunca vi tanta asneira junta. Darei alguns exemplos, fugi um pouco do assunto São Paulo diretamente, porque vejo que incomoda sãopaulinos aos montes. Como eu. Então, indiretamente é assunto. Vou começar por uma em que a besteira foi criada. Há algumas semanas atrás, o Emerson Gonçalves do OCE do Globo.com, veiculou uma coluna em que comentava acerca de uma pesquisa fake de um Oswald de Souza fake. A notícia foi ao ar no portal que é um colosso da internet. E era falsa. A específica, tratava-se de dados dos clubes devedores. Outras, falavam de torcidas e seus tamanhos. E as pessoas manipulam a seu bel prazer. Quem confere?

Muitos torcedores já excomungavam JJ ou esse e aquele. E depois, no final, quando viram que era fake? E sobre os dados das torcidas? A fonte era de que a pesquisa era da USP. O que a USP tem de referência para efetuar uma pesquisa de torcidas e ainda colocar o Vasco como 3ª maior torcida do país? Números incondizentes. O São Paulo que crescia havia 4 anos e continuava crescendo com o efeito Jason e o efeito “O Campeão Voltou”, caiu vertiginosamente e as torcidas de Flamengo e Corinthians passaram a ser monstruosamente maiores. A diferença que levou anos para cair do São Paulo para os demais, cresceu em 1 mês assustadoramente. Resultado óbvio, era fake.

Tão fake, quanto as notícias de que o São Paulo está quebrado. Que deve, que está no vermelho. Olhem os balanços oficiais do São Paulo anuais que podem dar cadeia se manipulados intencionalmente. Sempre azuis. E muita gente fala muito em cima de coisas que nem verdade são. E depois? Assumem o erro e pedem desculpa, assumindo o papel no mínimo ridículo que cometeram? Não. Já falaram, o torcedor que não vivencia e lê tudo o tempo todo, fica com aquilo gravado e pronto. A opinião formou-se erradamente com dados errados e a referência que fica é do profissional, do veículo de nome como base argumentativa. E fica com isso errado na cabeça.

Entraria agora no assunto do Jerome Valcke da FIFA. Mas, deixarei um outro tópico só para ele. O que farei, é pegar o gancho Copa e colocar o que houve na semana que passou. O jornalista da Globo, Thiago Lavinas, postou que o Morumbi tinha a pior nota na avaliação da agência Steer Davies Gleave da Inglaterra entre os estádios da Copa. Notem aonde vai o absurdo: o Palmeiras teria o melhor estádio. A agência, desmentiu apenas algumas horas depois em nota oficial. Não só argumentou, desmentiu e embasou, como tachou de precipitada e errônea a afirmação. O que fez o jornalista? Vejam que o “furo” ele quis dar na mídia e repercutiu. E o seu erro?

O que quero dizer e onde quero chegar, vejam, é que as pessoas formam opiniões e informam na imprensa. Ah, que óbvio, não Zanquetta? Deveria ser. Tão óbvio, quanto agir com responsabilidade e respeito ao interlocutor. Falar com 101% de certeza e averiguar, conferir informações. E isso não acontece. E mais, quem mal tem noção, comenta em cima e cria uma bola de neve em cima de uma inverdade e gera um desespero nos torcedores que acreditam que o time está pior do que está e que está em situação pior que os demais. Não que caibam muitas comparações, mas é isto que ocorre. É da natureza do ser humano comparar. E por falar em comparar, vou para o caso mais grotesco de todos. Zico, andou falando que era risco levar Kaká à Copa. Começou a fazer uma comparação, embasado em si próprio, que foi lesionado para a Copa de 86. Sim, aquela em que perdeu o pênalti que quisera bater. Engraçado, que na época ele não falou que abriria mão de jogar ou de ir para o torneio. Agora, ele que já cortara o Baixinho em 98, um crime, quer tesourar também o Kaká. E ainda sai falando como se tivesse moral para argumentar algo.

Convenhamos, o Zico tem muito nome pelos títulos brasileiros que ganhou no Flamengo. Era conhecido como o menino Maracanã, só jogava lá. Era uma época em que o Rio passava pelo Brasil todo. Era super estimado. Mas, pela Seleção, foi um fracasso. Na Europa, idem. Ganhou um mundial e uma Copa Libertadores. Nem me darei ao trabalho de comparar Kaká com ele. Kaká é inimaginavelmente superior ao que Zico foi. Em todos os aspectos. Zico é queridinho de muita gente e fala demais. Já não bastasse ter aprontado aquela com Romário, o maior atacante da história do futebol mundial para mim. Agora, me manda uma pressão destas. Zico, como disse um dia Romário ao próprio Pelé, você calado é um poeta. Limite-se a ser o ídolo de Kashima e Flamento, fazer suas peladas de final de ano no Maraca, a insistir que um filho seu é pagodeiro e que o outro é jogador e acabou. Você nem ao menos sabe da gravidade ou do que se trata a lesão do Kaká. Como sai levianamente falando algo assim? Como influencia as pessoas desta forma? Absurdo. É o que digo. As pessoas falam sem pensar no que causa de reação.

Só para exemplificar com fatos recentes, lembro-me de muita gente tachando Cicinho de mercenário por não voltar ao São Paulo por dinheiro. E agora? E o que dizer, de Mauro Cezar Pereira que afirmou que só um debilóide não levaria R. Gaúcho à Copa. O que ele quer dizer com isso? E o que dizer de Juca Kfouri que após o AVC de RG, brincou com a fatalidade? E o jornalista que alegou que Muricy pediu vitória ao São Paulo contra o Palmeiras recém saído do Palestra? Notem as barbaridades.

O último e simbólico caso, é do pavão. Sim, ele: Jerome Valcke. O pavão da FIFA. Tornou-se uma espécie de personagem no Brasil. A imprensa gosta do estilo fanfarrão e desafiador dele como ele gosta dos holofotes. Como disse um amigo da imprensa, até a luz da geladeira da casa dele, o faz fazer pose e preparação para um discurso polêmico. Com estilo Andres de ser, agora entrou além do mérito do Morumbi novamente, no caso Oscar. Disse que a soberania de um país nada vale para a FIFA como a emancipação. Ah, não?

Então agora a FIFA é uma espécie de entidade divina? Bom, como sei que isso é puramente jogatina de interesses e no fundo sabemos de quê, fico tranqüilo pq JJ e governo federal atual e futuro se Dilma vencer, quanto PSDB com Serra, nos resguardarão. Ou alguém terá coragem de enfrentar toda a massa paulista que é o carro chefe do país? Falo em rede capitalista sem contar cidadãos e torcedores. Será que Blatter não viu o que o Brasil fez no COI nas Olimpíadas? Ou acha que vencerá? Acho que não, pois até Havelange já começa a aquecer os motores...aguarde! Enquanto isso, Valcke, guarde as suas penas de pavão misterioso em algum lugar. Quer sugestão?

Finalizando, Caio Maia da ESPN, falou sobre ele esta semana e foi perfeito. Um pavão como este que tem histórico de enganar, mentir e manipular situações a seu bel prazer, como no caso Mastercard, falaremos mais o quê? Ele está ao lado de quem para construir um novo estádio? A verdade ainda virá à tona. Vale a pena ler a reportagem.

Como citei o Andres, não poderia deixar de comentar só de leve sobre nosso ilustre presidente rival. Depois de saber que iremos chegar a um patrocínio alto e REAL, diga-se de passagem que vai para o cofre do clube e não de um chupim que só come e de outro que só é expulso, começou a esbravejar. Não bastasse a inveja nisto, viu o São Paulo ganhar mais de R$ 5 milhões em show no início do ano. E agora, que soube que teremos ainda no mínimo: Lady Gaga, Miley Cirus (Hanna Montana), U2 e o grande Paul MacCartney (fonte: Brasil Econômico)? E aí, Andres? O macacão de Fórmula 1 ainda tem espaço? Veja o São Paulo com a Maurren, com a Nestlé, precisa enfiar na camisa? Ou fazer o papelão de anunciar atleta olímpico e dispensar? Aprenda!

Por falar em aprender, Ricardo Gomes e Milton Cruz precisam aprender e muito. E o São Paulo caminha a passos medíocres para uma crônica de uma morte anunciada. Haja fé...É tamanha a descrença que vejo em alguma das declarações, que considero algumas insanas.

De açúcar? O Palmeiras com medo de perder mais uma no Paulista, resolveu ganhar tempo e adiou seu jogo contra o poderosíssimo Sertãozinho no sábado. Impressionante, que o Palestra Itália apresentava condições de jogo e isto foi comprovado por vários veículos. O sol, inclusive saiu na capital paulista, por volta de 15h. O Palmeiras é de açúcar? Não são os porcos que gostam de chafurdar na lama? Que fase hein, Palmeiras? Acho que o Marcos, além de abandonar a carreira, daqui a pouco vai anunciar que torce para outro time também...

NOTA: Obrigado a todos que nos acompanham, não só pelo sucesso do Blog que terá uma grande surpresa em breve, como agora da rádio que bate recordes de ouvintes a cada programa.


Alexandre Zanquetta, é paulista, engenheiro, tem 26 anos,u m dos integrantes do Blog do Zanquetta que hoje tem mais de 2 milhões de pageviews/mês só para a torcida do São Paulo. Não tem vínculos e nem elos financeiros com nada relacionado ao São Paulo FC. Apenas por amor.

twitter.com/zanquetta


blog comments powered by Disqus