sexta-feira, 26 de março de 2010

A ÚLTIMA GOTA

por Camila Zanluchi
http://img532.imageshack.us/img532/3596/rgdt.jpg

Existe um provérbio inglês que diz: “É a ultima gota que faz transbordar o cálice”. Sempre tive esse provérbio anotado em minhas agendas no decorrer dos anos e por inúmeras vezes o reproduzi para amigos e conhecidos em variadas situações em que nos encontrávamos. Mas eis que quarta – feira após a derrota do São Paulo para o fortíssimo Bragantino pelo Campeonato Paulista me peguei novamente pensando nesse provérbio e confesso que pela primeira vez me vi duvidando ou melhor, refletindo sobre a veracidade do mesmo.

Quem leu meus textos nas ultimas semanas, ou corrigindo, nos últimos meses com certeza pelo menos imagina o meu estado e a minha face ao final daquele jogo sofrível de quarta – feira a noite contra o Bragantino, no qual perdermos por 1 a 0 para um adversário que esta jogando simplesmente para evitar o rebaixamento.

Mentiria pra vocês se dissesse que fiquei muito triste e decepcionada, pois essa não foi a realidade. O que eu senti naquele momento foi um misto de revolta e satisfação, afinal pela primeira vez no ano, uma má partida e um péssimo futebol do São Paulo não estavam sendo maquiados com um ou dois golzinhos ao final do jogo e pelo menos dessa vez alguns torcedores na poderiam dizer: “Mas pelo menos ganhamos!”.

Mas nesse meu texto de hoje não vou me lamuriar ou “chover no molhado”, pois todos vocês sabem da minha opinião sobre Ricardo Gomes e alguns jogadores que ainda são titulares nesse time, todos vocês estão “carecas” de saber o quão me desagrada esse posicionamento da equipe e passividade do elenco, então sem mais delongas vou deixar essas criticar ou porque não dizer “cornetagens” para os próximos capítulos, esperando claro que não as tenha que fazer.

No término do já citado jogo do meio da semana o frio na barriga já deu sinal de vida, pois logo após o apito do arbitro me remeti ao próximo domingo e me imaginei naquela mesma situação em que me encontrava, só que potencializada pelo fato de ser o nosso maior adversário e nesse instante me veio em mente: - O jogo contra o Corinthians vai ser a ultima gota que falta para transbordar o cálice!

Se perdermos, a gota será atirada dentro do cálice com um peso proporcional a um container lotado e com certeza voará gotas para todos os lados e atingirá a todos que estiverem ao redor, inclusive essa pessoa que vos escreve que com certeza sofrerá o tão famoso AVC (Ausência de Vitórias em Clássicos) do Ricardo Gomes ou sucumbirá a uma crise de estresse de proporções inimagináveis devido às piadinhas e comentários que virão de todos os lados de torcedores com títulos e elencos infinitamente inferiores aos nossos, se achando no direito de zombar o “inzonbavel”.

Se ganharmos domingo, algumas gotas - desse cálice que já está a uma gota de ser transbordado – serão retiradas com extrema delicadeza e uma borracha gigante será passada em cima de todos os últimos acontecimentos que assombraram as cercanias do Morumbi. Frases como: O Campeão voltou, vamos São Paulo vamos São Paulo vamos ser campeão e somos os melhores, ecoarão nos estádios, twitter e todos os outros meios de comunicação. Na segunda – feira todos os programas esportivos falarão ao vivo sobre o São Paulo e torcedores irão desfilar pelas ruas com garbo e elegância vestidos com o manto tricolor.

Ah, torcedores! Espécime que merece um bom estudo de especialistas de Harvard.

Mas você deve estar se perguntando, mas cadê a sua reflexão sobre o tal provérbio Camila?

A reflexão na verdade vem do medo que estou de perder essa próxima partida, do medo que estou de além de perdermos essa, também nos decepcionar com uma derrota na quarta - feira no México e pra finalizar o medo que tenho de mais uma vez sermos os coadjuvantes em uma Libertadores da América.

Se essa citada ultima gota cair domingo, será ela a responsável pelo transbordamento do cálice? Ou serão todas as outras gotas que vieram a encher o mesmo, as responsáveis pelo fatídico acontecimento?

Mais uma questão. Será essa partida contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista a ultima gota? Ou ela viria apenas na quarta-feira com uma derrota para o Monterrey pela Libertadores?

O que é mais importante nesse momento para você amigo torcedor do São Paulo: Ganhar do Monterrey e se classificar antecipadamente para as oitavas de final da Libertadores ou ganhar o jogo contra o Corinthians – único clássico restante – pelo Paulistão e encerrar de uma vez por todas essa escrita de só ganharmos de times pequenos?

Você com certeza pensou ai que o mais importante nesse momento é ganhar os dois jogos não é? Concordo em gênero, numero e grau com isso. Ouso dizer que com o elenco que temos isso deveria ser quase uma certeza, mas convenhamos, não é isso que estamos vivenciando nos últimos meses não é?!

Sinto-me como se tivesse que escolher entre uma partida ou outra para ganharmos, como se fosse quase uma ilusão imaginar uma vitória no clássico domingo e uma vitória no México na quarta. Por mais que eu tente ser otimista e acreditar, os jogos vêm e me derrubam desse patamar de confiança que me coloquei por quase uma fé.

Não, eu não abandonei o barco.

Sou são paulina, amo o clube que torço e tenho muito orgulho de tal, mas não posso esconder o fato de estar me sentindo como uma pessoa que já colocou a mão no fogo e se queimou, e agora o evita até inconscientemente.

A minha ultima gota com certeza será domingo e espero que os comandantes do império tricolor paulista também pensem assim, afinal não quero ser mais uma coadjuvante – com pompas de campeão – que mais uma vez não vai chegar a lugar algum na Libertadores.

Mas quanto à reflexão que eu fiz quanto ao provérbio relacionado ao São Paulo: Sim, será a ultima gota que transbordará o cálice! E vc, qual será a sua última gota?


Camila Zanluchi, 30 anos, uma quase psicóloga de corpo e futura jornalista de coração. Criada em uma familia palmeirense, aos 12 anos no primeiro titulo da Libertadores do São Paulo foi tomada por um amor incondicional ao time, que é demonstrado diariamente desde então. Apaixonada por escrever e por futebol, juntou o útil ao agradável e hoje colabora com alguns blogs decorrendo sobre suas paixões.
Twitter: twitter.com/camilazanluchi

Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus