segunda-feira, 26 de abril de 2010

Coluna do Zanquetta

por Alexandre Zanquetta
http://img443.imageshack.us/img443/976/28517606.jpg

Protecionismo ao Santos. Chega a dar nojo como a imprensa bajula o Santos. Na sexta, postamos um texto que era um desabafo contra essa “santosmania”. Os excessos estão além dos limites. O time joga bem sim, toca bem a bola, marca gols e encanta. Inegável. Porém, comparar esse Santos ao de Pelé, a um dos melhores times da história, à Seleção de 82, é medíocre, leviano e oportunista.

Porém, isto é fruto de uma mídia que quer vender jornais, ter mais acessos e Ibope. O Santos, é uma febre para a garotada. E agrada aos adultos. Simples porque não cria ojeriza. Porque o Santos é como um Juventus, uma Portuguesa, um América RJ. É um time mediano, que já foi grande e tem como sua marca o Pelé. Muitos lembram como foi o Santos de Robinho e Diego. A fanfarra que foi.

Aquele Santos, ganhou o Brasileiro de 2002. E? O São Paulo “horroroso” do Muricy, venceu 3. O São Paulo do Autuori, venceu Mundial e Libertadores. O São Paulo de Leão, desbancou o Corinthians de Tevez, Roger, Nilmar, Mascherano e C. Alberto. Desbancou o Santos de Deivid, Ricardinho, Robinho, Léo, Elano e Renato. E daí? Isso tudo justifica esse carnaval?

O Santos ganhou o quê até aqui? Chegou à final do Paulista e está nas quartas da Copa da Br. Nossa…que façanha! Ah, eliminou o São Paulo. Sim. Muito por incompetência nossa e erros crassos de RG em tática. Mas, quem esquece a arbitragem bizarra do 1º jogo que nos amarelou e expulsou jogador com 30 minutos? Quem esquece o 2×2 e Fernandinho partindo pro gol quando o juiz inverteu uma falta? Quem esquece que o São Paulo tomou 7 amarelos no 1º tempo do jogo de volta na vila? Como jogar com um time sob proteçãozinha? Futebol é detalhe e isso contou muito. E sem essa parcialidade?

Quem esqueceu que nós com 10, demos sufoco no Santos e quase viramos? Quase mesmo, porque dominávamos a partida até a inversão de falta do árbitro. Se não houvesse a influência da arbitragem, como seria? Como seria se tivéssemos o Marlos aquele jogo todo? Ninguém sabe. Mas, trataram de garantir tudo, protegendo, os amarelando e inibindo de atuar, irritando os jogadores. E os exaltam?

A imprensa até posso entender que o faça. Mas, ver torcedor sãopaulino exaltando o Santos é absurdamente inaceitável. Alguém aqui trocaria o São Paulo pelo Santos? Não digo porque torce. Mas existe motivo pra isso? Algum no universo? Acho que não…

O Santos revela jogadores? Sim. Porque tem uma administração pífia e fica sempre na dívida, sem dinheiro. Se estivesse este ano em uma Libertadores, não teria ficado com este elenco. Teria trazido mais gente por pressão da torcida, conselheiros e imprensa. Se estivesse numa Libertadores e não numa mísera Copa BR, precisaria de mais. Até porque, queria ver o Neymar se jogando na frente de um Veron, dos argentinos e uruguaios e quantas botinadas não tomariam e apanhariam até cansar enquanto os adversários nem cartão tomariam? Lembrem que o Santos de Diego e Robinho foi humilhado pelo Boca.

E na época, eles davam show. Qual foi o final da história? E agora? Podem ganhar o Paulista e a Copa BR? Certo. Se vendem as estrelas, sendo que Robinho nem deles é, ficam com apenas 30% do valor bruto. No líquido, sobra muito pouco. Esse time será desfeito. E assim caminham as coisas. De tempos em tempos, surgem grandes jogadores. Ano que vem, podemos ter de volta um L. Fabiano, em breve um Lugano. E o Santos estará sem estes garotos de hoje. E o São Paulo continuará sendo enorme.

Gigantesco perto do Santos. Ou o Sto André de 2004 que calou o Maracanã é maior que o Flamengo? O Paulista de 2005? É assim que comparo estes times ao Santos que formou um time. Mas nunca chegará a patamar de um grande clube do mundo. Porque isso se constrói no dia a dia. Enquanto vamos montando um abismo de diferença entre os rivais para a Copa 2014, o Santos pensa na venda de Neymar para pagar dívidas. Torrará como fez o dinheiro de Robinho e voltará a nada. Enquanto ano após ano, disputaremos taças e estaremos ali, sempre colados ou sentados no trono, no topo.

Essa é a diferença de um time de moda e de um time eterno. Time diferente. Essa é a diferença de um Real, de um Barça, de um M. United, um Bayern Munchen, um Milan, um Internazionale, Juventus entre poucos outros, para os demais. Esta é a diferença de um São Paulo para os demais do Brasil.

10 meses de RG. Impressionante como o tempo passa. E passou também pela nossa frente, as taças do BR-09 e do Paulista-10. Com isto, RG segue hoje para o seu período final de contrato. Faltam 2 meses e apesar do que anunciam JPJLopes e JJ, ele não está garantido e aprovado. Vide que não renovaram ainda o contrato dele e nem o chamaram para discutir a respeito.

Esta semana, noticiamos que o grupo reuniu-se apenas com RG. E dali, lavaram a roupa suja, muitos reclamaram do corpo mole de uns e outros, falaram até cansarem e o assunto ser esgotado. W9 foi duramente criticado por quase todos pelo que fez de publicamente desmerecer companheiros. RG foi questionado por mudanças incoerentes, critérios entre outros, admitiu que também erra, mas que a palavra final era dele e que quem não estivesse contente ali, que procurasse o JJ para sair.

Foi cobrado comprometimento. Cicinho e A. Silva engrossaram o coro de que alguns desanimam de correr nos jogos, ficam desligados e não entram com tudo. Não atuam pelo grupo, mas para si. Por momentos, a coisa chegou a quase agressão física. Porém, dialogaram, acertaram-se e RG saiu dali fortalecido, W9 multado e perdendo vaga na equipe. W9 abaixou a cabeça, pediu desculpas e hoje recobra sua confiança aos poucos nos treinos.

Se o grupo se fechou mesmo? Não sei. Mas, que JJ não gostou nada do que viu nas semis como a torcida e que seu tel agora toca toda hora para derrubar o francês, é certo. Ele apoia pela última vez, já que se cair agora, um abraço. Não daria para segurar.

Sobre o Valdivia e reforços. Saiu uma nota de nova negociação na mídia. Não existe isso de nova negociação. A posição do JJ, é clara. Até aceita dar algum dinheiro (pouco) por um empréstimo e pagar um bom salário. Mas, comprar em definitivo, sem chance.

Nunes já afirmou que não fica no Sto. André após o Paulista. O SPFC segue no páreo e forte. Belleti segue em vista. Nenhuma novidade até o momento de algum jogador, mas até as 18h desta segunda, segue a expectativa. Se bem, que pelo que conhecemos de JJ, pra ele, a data certa seria as 48h antes das quartas, porque não passar do Universitario, nem passa pela cabeça dele. Veremos, não?

Do RG, eu não tenho esperanças. Do São Paulo, eu fico apenas com a velha e boa fé.

E do JJ, não duvido de nada para as quartas na última hora…

Alexandre Zanquetta, é paulista, engenheiro, tem 26 anos, um dos integrantes do Blog do Zanquetta (blog do São Paulo) que hoje tem mais de 2 milhões de pageviews/mês só para a torcida do São Paulo. Não tem vínculos e nem elos financeiros com nada relacionado ao São Paulo FC. Apenas por amor.

twitter.com/zanquetta

Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg
blog comments powered by Disqus