quarta-feira, 14 de abril de 2010

A garra são paulina

por Manu Jubilato

Garra - s.f. Unha pontuda e recurvada que recobre a terceira falange dos dedos de numerosos vertebrados (mamíferos carnívoros e roedores, aves, répteis). / Motivo de arquitetura em forma de pata com garras, utilizado na Idade Média como reforço de uma coluna no ângulo de seu embasamento. // Fig. Rapacidade, cobiça: as garras dos credores. / Fig. Esforço, empenho. (Dicionário Aurélio OnLine)

Garra, este substantivo feminino que designa tantas coisas antes da que é empregada no futebol.

Garra, este sentimento que faz com que torcedores enfrentem os mais diversos empecilhos para verem seu time jogar.

Garra é o que cobramos dos jogadores não só em partidas decisivas, mas em todas as oportunidades que o time entra em campo.

Garra foi o que o São Paulo Futebol Clube demonstrou no jogo contra o Santos pela primeira partida da semifinal do campeonato Paulista de 2010.

Vimos jogadores darem, literalmente, o sangue pela vitória do Tricolor Paulista, levando piaba, apanhando e fazendo gol machucado. Vimos um time, por muitas vezes foi criticado por sua apatia, voltar do vestiário com força total mesmo com 10 homens em campo. Vimos que é difícil, mas não impossível reverter o resultado.

E é essa garra que todos os são paulinos querem - e merecem - ver neste domingo; esta garra tricolor que avança pra cima do adversário, que se esforça e se empenha, mesmo que por tantas vezes desacreditado e até motivo de chacota. Muitos corneteiros não-tricolores disseram: é o bicho (abono dado aos jogadores após um resultado favorável), mas eu digo: É o bicho sim! É o bicho tricolor cheio de garras que assombra aqueles que o temem.

Manu Jubilato, 26 anos, é são paulina desde a mais tenra idade, torcedora que não vai de numerada, vai de arquibancada pra sentir mais emoção. Além de são paulina, é formada em Letras, documentadora, blogueira, modelo aposentada e amante do futebol.

twitter.com/manujubilato

Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus