terça-feira, 27 de abril de 2010

Mãos que falam, mãos que sentem!

por Tiago Santos

Alô bravos guerreiros tricolores !

Dedicarei este texto de hoje para uma data muito especial que poucos lembram no meio futebolístico, o dia 26 de abril, dia internacional do goleiro, portero, guarda-redes, portiere, goalkeeper, ou como preferir!

Uma posição pouco elogiada quando vai bem, e muito criticada quando há má atuação, é uma profissão que no qual você vive com o céu e o inferno em suas mãos, e por mais que seja imperfeito o ser humano, este “cão de guarda” não deve errar, ou seja, tem que ser infalível!

E nada mais justo do que lembrar diversas muralhas no futebol mundial, como Peter Schmeichel, Antti Niemi, Buffon, Casillas, Cech, Coupet, Fabien Barthez, Marcos, Oliver Kahn, Edwin Van Deer Sar e meu principal ídolo, Rogerio Ceni.

Esses que são criticados e não têm opção de como se defender, a não ser que respondam as criticas dentro de campo, que ao meu ver é o certo, porém, atinge fortemente o ponto psicológico de cada, e enfrentar isso de frente é para homens com bastante personalidade.

Você deve pensar que estar ali debaixo dos traves e pegar bola com efeito e chute no estomago, é a coisa mais normal e fácil do mundo, uma vez que isso não é, só quem está lá, sabe do que estou falando, como disse acima, você tem que ser perfeito e encarar o perigo e o medo de frente, algo quimérico, não impossível.

Lembramos também que se a zaga falha, a esperança sobra pra quem? Pro goleiro, e tê-lo com confiança é a melhor coisa que existe para um time, exemplo disso vimos na partida contra o Once Caldas pela Copa Libertadores da America, quando o tricolor do Morumbi, levava forte pressão do time colombiano, e quem estava lá trás para segurar o time? Ele mesmo, o goleiro, nosso maior mito, Rogério Ceni.

Pode até estar em péssima fase ou a idade pesando, mas no fundo da minha alma, mostra que o camisa de numero 01, ou “10” ao contrario e de supremacia colossal, é simplesmente a cara desse time, um exemplo de profissional, pessoa, ser humano e que jamais desiste.

Fica aqui minha rápida homenagem ao melhor goleiro que vi jogar em toda minha vida, e que levarei ele esse cara no fundo do meu coração e na minha memória! Tenho ORGULHO de estar vivo e ver essa lenda atuando no palco das estrelas!

PARABENS A TODOS OS GOLEIROS DO MUNDO!

"Rogério Ceni é um fenômeno singular na história do futebol, pois consegue ser não apenas um goleiro excepcional, mas também artilheiro em suas cobranças de falta e pênalti, cujos índices de aproveitamento são espantosos, senão pelos números impossíveis de serem anotados, pelo senso comum.”

- Alberto Helena Junior, jornalista.

"Na partida, nem precisou mostrar a outra face, igualmente prodigiosa, de sua notoriedade. Não há, no mundo, outro exemplo de goleiro com tamanha lucidez jogando com os pés. Pés que pensam. Pés que, por onde passam, vão deixando pela grama rastros de mãos."

- Armando Nogueira, jornalista.

"O São Paulo é o único time do mundo que joga no esquema 1-3-5-2." [carece de fontes]

- Paulo Vinícius Coelho, jornalista.

"Vivi a expectativa do gol até o último minuto. Mas vencer um goleiro desses é muito difícil."

- Rafa Benitez, técnico do Liverpool.

"Mineiro garantiu o 1, Rogério garantiu o 0." [carece de fontes]

- Lito Cavalcanti, comentarista da Sportv.

"(...) Ele refez a história da função de goleiro. Ao tornar-se o jogador da posição que mais gols marcou, tornou-se um emblema — merecedor de uma revista Placar só sobre sua carreira. Depois dele, nenhum goleiro será visto com os mesmo olhos de antes. Rogério não é mais apenas o maior são-paulino de todos os tempos. É o maior goleiro do mundo."

- Arnaldo Ribeiro, redator-chefe da revista Placar.

"Rogério!"

- Zico, de bate-pronto, ao ser perguntado sobre quem teria maior aproveitamento em cobranças de falta: ele ou Rogério Ceni.

"Muito me orgulha ter influenciado, como ele mesmo declarou, sua decisão de desenvolver a técnica no chute, principal fundamento do futebol e que o transformou num jogador jamais visto no Brasil."

- Telê Santana, o Mestre.

"(...) Predestinado, disseram alguns; iluminado, outros; idolatrado, muitos. Cresce entre vencedores, forja-se nos campos da Glória, tendo como principal ferramenta o coração. Bravo entre os bravos, feitos cantados por poetas, companheiros, adversários... Valoroso sim, vigoroso sim, mas justo também. Líder de uma nação pintada em rubi, alva e negro disposta a percorrer enormes distâncias atrás de seu senhor, sabida de que a vitória virá. Homem de fé, homem de fibra, homem. Rogério Ceni... Rogério Rei... Vida longa, vida longa, vida longa ao Rei!"

- ESPN Brasil, em seu especial sobre Rogério Ceni.

"Falar de Rogério Ceni mais o quê?"

- Fonte: Kfouri, Juca (21 de agosto de 2006). Rogério Ceni nunca mais.

"Ele pode perder pênaltis, parar de fazer gols, até mesmo passar a frangar. A única coisa que Rogério Ceni está proibido de fazer é sair do São Paulo." [carece de fontes]

- Desconhecido.

"Errar, todo mundo erra. Fazer o que você faz, ninguém faz, Rogério."

- Frase publicada na seção Personagem do mês da revista Placar.

"Rogéééééério!!!"

- Nilmar, ex-atacante do Corinthians, em treino no Parque São Jorge.

"Todos têm goleiro, só nós temos Rogério Ceni!"

- Frase contida em uma bandeira recorrente no Estádio do Morumbi.

Vídeo do maior goleiro tricolor dos últimos tempos!


UMA LENDA VIVA!


Tiago Santos, o TykO, tem 17, estuda para ser um futuro advogado e jornalista esportivo, apaixonado por tecnologia e futebol, integrante do movimento “ Sou da Paz “ São Luis – MA, e da T.M.T (Torcida Maranhense Tricolor), tem como hobby estudar táticas futebolísticas e artes gráficas.

twitter.com/TykOz


Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus