sábado, 17 de abril de 2010

Só aceito um resultado

por Vivian Lourenço

http://img62.imageshack.us/img62/5358/cenia.jpg


Os torcedores conhecem três resultados possíveis em uma partida de futebol: Derrota, empate ou vitória. Eu digo que são quatro resultados possíveis: Derrota, vitória, empate e GARRA.

Só aceito um resultado nesse jogo de domingo: GARRA. Não importa quem vença ou quem perca. O time precisa apresentar raça, garra, vontade. A torcida não vai conseguir mais aceitar um time apático, principalmente na primeira decisão importante do ano.

Não costumo projetar escalação, nem sistema tático. Mas certamente Washington deva dar lugar a Fernandinho que pode trabalhar a bola em mais velocidade com o Dagoberto para explorar os contra ataques.

O time do Santos não vai ficar na defesa, apesar de jogar com o resultado a seu favor. O elenco do Santos vai querer partir para cima, golear. E é aí que a principal arma do São Paulo pode funcionar: o contra-ataque em velocidade.

Mas para isso o time não pode errar passes, nem perder oportunidades. Talvez Cicinho no meio de campo possa dar mais qualidade ao passe, toque de bola mais refinado.

O que me preocupa muito são as falhas da defesa. Se a defesa não estiver atenta, de nada adianta ter um contra-ataque veloz. O 4-4-2 não deu resultado, o setor defensivo não ficou mais protegido.

Vejo que com o 3-5-2 o meio de campo pode reter a bola e partir para o contra-ataque. Mas (e como vocês perceberam o meu texto está cheio de mas), tudo isso só vai funcionar se o time quiser jogar.

Não adianta nada montar o esquema tático perfeito, neutralizar as armas do Santos e chegar na hora do “vamos ver” o time não fazer nem 1% do que o torcedor merece.

É por isso que eu digo e repito: GARRA, RAÇA. Amanhã é o dia de calar a boca de todos os críticos. De mostrar realmente que, apesar de todos os problemas, do técnico que não satisfaz o torcedor, da falta de esquema tático e time titular os jogadores ainda tem a vontade de vencer.

Os jogadores ainda honram o manto sagrado que eles vestem. Os atletas ainda têm respeito por tudo aquilo que o São Paulo Futebol Clube representa e por todos os títulos que nós já conquistamos ao longo desse ano.

Não estou exigindo uma vitória, o título paulista. Claro que começar o ano com o título do Campeonato Paulista ia ser mais do que ótimo. Mas esse time ainda não se encontrou; está cheio de problemas e tirando o sono do torcedor.

Por isso mesmo que eu digo: Eu quero RAÇA, GARRA. Eu quero um time jogando com vontade. Perder jogando com raça é melhor do que ganhar jogando pifiamente como vinha acontecendo.


GARRA SÃO PAULO. A torcida merece.


Vivian Lourenço, 25 anos, jornalista formada desde 2008, assessora de imprensa e freelancer. Comecei a torcer pelo tricolor por conta própria, depois do primeiro título da Libertadores. Uma paixão incondicional. Apaixonada pela escrita e pelo futebol. Colaboro com alguns sites e blog debatendo e mostrando a minha paixão pelo esporte e pelo São Paulo.
twitter.com/_vivis


Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus