quarta-feira, 8 de julho de 2009

Raio-X | Estatística 4-4-2

http://www.vipcomm.com.br/upload/speduardocosta_fd_03070906.jpg640x480.mini

FotoDivulgação/VIPCOMM


Desde sua chegada ao clube, Ricardo Gomes, elogiou o trabalho no 3-5-2 que o São Paulo se tornou vitorioso nos últimos anos, mas afirmou que iria utilizar outra formação, o 4-4-2, esquema de sua preferência. Mas na tarde desta quarta feira, analisando o elenco para montar a equipe que enfrentará o Flamengo no final de semana, fizemos um breve levantamento, na equipe, dados relevantes nestas duas partidas no esquema 4-4-2. O São Paulo ganhou mais em finalizações, o time que era muito criticado por poucas finalizações voltou a arriscar mais chutes, mas o número de desarmes caiu muito, a zaga ficou muito exposta, resultado foi os dois gols sofridos diante o Coritiba e sem mencionar outras falhas na marcação durante o jogo. Até a sétima rodada do Nacional, o time paulista roubou em média 117,1 bolas por jogo e arrematou 14,4 vezes a gol, segundo o Datafolha. Após os dois jogos no 4-4-2 de Gomes, esses números mudaram para 113,2 e 14,6, respectivamente. Os números apontaram uma diferença mínima, só as falhas na marcação que aumentaram. A sugestão era pra que Ricardo Gomes utilize o 3-5-2 em jogos fora de casa e o 4-4-2 no Morumbi, até achar um equilíbrio para solucionar o mais rápido possível a pior média desde o início da era dos pontos corridos, antes que o tempo não se torne inimigo do Tricolor.

PS : Adeus e boa sorte para André Lima em seu nome clube, sorte menos contra o São Paulo.


www.facebook.com/saopaulo
www.twitter.com/dtricolor


AQUI É TRI MUNDIAL

22 COMENTÁRIOS:

Lopes disse...

Sou a favor do 3-5-2 também o time era bem na marcação e contratacava muito bem

Rodrigo disse...

114, roubadas de bola em media?
Está errado, é muito

Alexandre Vieira disse...

Fonte data folha, saiu no UOL também, é essa média mesmo

Anônimo disse...

Se o Muricy não conseguiu fazer o time jogar no 4-4-2, em três temporadas não vai ser este técnico de jogo de botão que vai conseguir não é mesmo???
SERÁ QUE TODOS NÃO VÊEM QUE A DIRETORIA ESTÁ EMPURANDO COM A BARRIGA A LIMPEZA DO ELENCO, SERÁ QUE NÃO ESTÃO VENDO QUE O TIME É FRACO E QUE O GRUPO ESTÁ RACHADO??
CADE O DIRETOR DE FUTEBOL DESTE TIME? ESTÁ BABANDO NAS PLANTAS DO MORUMBI PARA COPA DO MUNDO....?
TIME SEM VERGONHA DIRETORIA SEM FOCO, ACREDITEM ESTE ANO PODEMOS CAIR PELA FALTA DE ATITUDE DA DIRETORIA E ATLETAS PANELEIROS!!

Rodolpho disse...

Anônimo,

Cara, você é terrorista... (zueira)

Eu tenho medo, sinceramente. Mas espero não ter que concordar com você no final do ano.

Hheheheeheheh

Tem que fazer limpeza sim, graças a Deus ja vi que alguns podem estar saindo no meio do campeonato se Deus quiser !

E o esquema tático realmente deu pra perceber que ele foi "Burro" diante do coritiba, dois gols absurdos que tomamos. Mas 3 5 2 com os 5 volantes (O meio do campo do SP SÓ TEM VOLANTE) que só marcam, nao constroem, não correm e querem dar a bola via "chuveirinho" pro "2" que não se mexem, não correm, não marcam e só querem a bola no pé... p.q.p !!! Suícidio !!!

Fernando Tubarão disse...

PESSOAL!!! Deixa o RG trabalhar pow! Já tem gente chamando ele de burro!!!

1º - Foi ele que tentou antecipar a jogada e tomou um drible do Marcos Aurélio? Não foi o Zé Luiz!

2º - Foi ele que deu um carrinho e foi expulso? Não foi o André Dias! (me fez lembrar que ele tomou akele chapéu dentro da pequena área em 2005 na semi do Paulista contra o São Caetano, o A.D. não é jogador pra 4-4-2 infelizmente)

Torço para que o RG use a Base, pois daria para jogar num 4-3-2-1 com os jogadores que temos.

Denis - Zé Luiz Miranda Renato Silva e Junior César - Hernanes Rick e Jean - Marlos e Dagol (abertos - Wingers) e Borges de Centroavante.

No 2º tempo colocava o Oscar no lugar do Rick ou do Hernanes (dependendo do desempenho) e colocava o Oscar.

EU ACREDITO NO MEU TRICOLOR!!!

TRICOLOOOOO Ô Ô Ô Ô RRRR

Fernando Tubarão disse...

ah, e só pra complementar, tem o Lateral Direito da Base (é Rafael o nome dele certo?), tem o Henrique pro ataque (apesar de que não acho que ele aguentaria o tranco nesse momento), tem o Sérgio Motta e o Aislan, não sei se o Alex Cazumba (lateral esquerdo) ainda está no tricolor (esse eu queria no banco pra entrar no 2º tempo)

Kátia Souza disse...

Oi gente... pelos comentarios que vi, o povo defende o tao criticado3-5-2 (que levou o Brasil ao Penta) com unhas e dentes. Os desarmes caíram e como a diretoria disse "a defesa ficou muito exposta". Mas infelizmente acho que esses problemas n sao so do esquema, mas sim do entrosamento.
Por exemplo, no segundo gol do curitiba a defesa com andre dias e miranda cometeu erros primarios, que nenhum zagueiro do nivel deles cometeria. E n sou só eu que digo isso...
Eu n sei o que esta acontecendo com os jogadores. Parece que tá todo mundo em "ma fase" e como eu disse no outro comentario, parece que a uniao que a gente via antes n existe mais e ta parecendo um time onde é cada um por si.
N tem o ditado de que "A uniao faz a forca"? Entao? Cade a forca do São Paulo?
Quanto ao esquema tatico, ainda acho que este é o melhor p/ o São Paulo. Como todo mundo diz que o São Paulo precisa de "um meia criador" e os chutes a gol aumentaram, estamos lucrando um pouco pelo menos nesse setor. Mas eu ainda acho cedo p/ falar qual esquema é melhor...

Valeu!!

Anônimo disse...

Consagrado na última temporada, o esquema 3-5-2 do São Paulo pode sair de cena logo no primeiro jogo do técnico Muricy Ramalho no Morumbi, palco do confronto contra o São Caetano, nesta tarde de sábado, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

No treino desta sexta-feira, Muricy colocou o lateral-esquerdo Fábio Santos no lugar de Júnior, que foi deslocado para o meio, e formou o ataque com Aloísio e Grafite, liberado pelo departamento médico para a partida.

Assim, o técnico reativou o 4-4-2 tentado e desistido por Emerson Leão e Paulo Autuori no comando da equipe do Morumbi. Apesar de preferir o esquema com quatro homens no meio e dois zagueiros, os dois técnicos tiveram de se render à falta de adaptação dos atletas com este esquema.

Com apenas duas semanas de trabalho, Muricy será o terceiro a tentar mudar com o objetivo de evitar a mesmice do time. “O São Paulo precisa ter uma variação, está há muito tempo jogando da mesma maneira e fica mais fácil o adversário marcar. É importante ter esta alternativa”, explicou o técnico, que, como parte da tática, não divulgou a equipe titular para o jogo de sábado.

“Vou estudar, ver os teipes do São Caetano e saber o que será melhor para começar”, disse Muricy, que acredita que o time não terá problemas para se adaptar com a formação. “Eles já jogaram assim, é só treinar e foi isso que fizemos”, comentou.

Com a chance na equipe, Fábio Santos afirmou que não terá dificuldade para fazer o revezamento com Júnior. “Já fiz isso com o Gustavo (Nery, hoje no Corinthians) e não terá problema. Fico feliz de ter esta confiança e, quem sabe, ganhar a minha chance”, apontou.

Apesar de testar a variação, o técnico recusou que o São Paulo adotará definitivamente esta formação com dois zagueiros. “O elenco está acostumado com o 3-5-2 e tenho de treinar muito o 4-4-2. Mas preciso variar e, para isso, eu tenho de levar a campo, não adiantar ficar só na conversa”, explicou.

Como não terá o zagueiro Lugano, que cumpre suspensão automática pela expulsão contra o Santo André, Muricy vê com bons a possibilidade de colocar o novo sistema em ação. “Temos que surpreender e talvez esta seja uma boa hora”, disse, mantendo um ar de mistério.

Segundo ele, o fracasso do esquema nas mãos de Leão e Autuori por conta das características dos atletas que tinha à mão. “O Autuori sempre gostou do 4-4-2, mas os jogadores não se adaptaram. A característica deles não facilitava este esquema, então ele (o técnico) adotou o que precisava. Agora, tenho um lateral (Souza) com características diferentes, acho que ele atua mais fácil como lateral. Por isso é uma tentativa”, justificou.

A última vez que o São Paulo atuou com o 4-4-2 foi em 27 de outubro do ano passado, quando o time perdeu do Brasiliense por 2 a 1, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Souza atuou no meio, ao lado de Danilo, com Lugano e Fabão formando a zaga. Caso opte por manter o 3-5-2 neste sábado, Muricy levará a campo Alex para a vaga de Lugano.

QUEM LEMBRA DO RESULTADO DESTE JOGO??
FRANCAMENTE MEUS AMIGOS TRICOLORES, MAIS DO MESMO NÃO DÁ, JÁ FIZEMOS ISSO A MUITO TEMPO E DEU M.RDA!!!PORQUE REPETIR ERROS?PORQUE NÃO RESOLVER PROBLEMAS E INVÉS DE MASCARAR A VERDADE?
RESPOSTA CLARA, COPA DO MUNDO NO MORUMBI É A PRIORIDADE!!!!!

Beto Palma ADM disse...

O torcedor tem razão, 3-5-2 pra ser campeão !

Anônimo disse...

23/01/2007

http://bbb.globo.com/BBB7/Internas/0,,AA1431498-7530,00.html



Muricy volta ao 3-5-2 nesta quartaAlex Silva ganha vaga e Reasco sai. Leandro é improvisado na ala direita

Reasco perde a vaga de titular no jogo desta quarta


SÃO PAULO - O técnico Muricy Ramalho vai adotar o 3-5-2 novamente para o jogo do São Paulo contra o Paulista, em Jundiaí, pelo Paulistão. A novidade pôde ser conferida no treino desta terça-feira, no CCT da Barra Funda.

Alex Silva agora compõe a zaga ao lado de Miranda e André Dias. Com o esquema, Reasco perdeu a vaga e Leandro foi improvisado na lateral direita. O 3-5-2 era utilizado por Muricy no ano passado, quando o Tricolor foi campeão brasileiro e vice da Libertadores.

Apesar de ter vencido as duas primeiras partidas no Paulistão, contra o Sertãozinho (3 a 1) e contra o Ituano (1 a 0), com o 4-4-2, o time não mostrou o bom futebol exibido em 2006.



NEM PRECISA SER BOM TÉCNICO OU VITORIOSO PARA BUSCAR IFORMAÇÕES SOBRE OQUE ACONTECEU NO SPFC NOS ULTIMOS SEIS ANOS, TEM TUDO NA INTERNET.
AGORA DE UMA VEZ POR TODAS:
MASSA TRICOLOR ACORDEM PELO AMOR DE DEUS ANTES QUE SEJA A TARDE!!!!
LIMPEZA DE ELENCO, UM CAMISA DEZ ARMADOR, FORA LARANJAS PODRES, E ATIDUDE A DIRETORIA DE FUTEBOL, SE NÃO VAMOS TER UM TIME VENHAM A MIDIA E FALEM A VERDADE, MAS SE VAMOS PASSAR VERGONHA NO CAMPEONATO DE 2009, PELO MENOS USEM A CATEGORIA DE BASE DO CLUBE!!!!!!!!!!!
GARANTO QUE PIOR QUE ESTÁ NÃO FICA!!!

Kátia Souza disse...

Em resposta aos 2 anonimos:
Vcs estao muito desesperados. Um falou p/ que a massa tricolor acordar, engracado ne, pq so duas pessoas aki gostaram do 4-4-2.
Estranho foi a reportagem antiga mostrando que ate o proprio muricy quis implantar o 4-4-2. Se ele mudou de ideia, pq crucificar o ricardo gomes so com 2 jogos? Mudanca n e assim de uma hora p/ outra. Ai se n adiantar a gente tem que falar sim.
Outra coisa estranha, vcs colocam o 4-4-2 como a UNICA razao p/ o time estar mal. Sinceramente, se fosse so isso, era para nos tricolores estarmos na final de hj. Os jogadores n estao jogando nada. Isso é com 3-5-2 ou 4-4-2 !!! Como no exemplo que eu dei do 2 gol do curitiba, o problema maior esta nos jogadores e N SO NO SISTEMA TATICO.
Esse é o meu desabafo como torcedora que como todo o sao paulino esta descontente com o time, mesmo parecendo que o site e as pessoas que comentam aki n sao muito favoraveis a discussao e acham existe uma verdade absoluta no futebol. Infelizmente, as vezes n da nem vontade de discutir aki.

Valeu!!!

Murilo disse...

Francamente eu axo q o eskema tatico eh uma bebla mesmo os jogadores que estão sem atitude de comandar e desrespeitar os adversários na quela garra do tricolor tri hexa

Anônimo disse...

Katia Souza:
Acho que vc não entendeu os posts então vou explicar.
Se vc leu com atenção viu que Leão,Autuori e Muricy tentaram fazer oque o Ricardo Gomes está tentando fazer, com mais bagagem ,capacidade e jogadores bem melhores e não deu certo.Oque realmente me intriga nesta maldita fase é que a comissão técnica permanente estava com os treinadores , por sinal infinitamente mais vencedores e competentes que o atual,e assistem a isso calados, ou apoiam a volta ao erro ou simplesmente sabem oque eu e vc não sabemos, o motivo real!
Porque será?
Uma coisa vc pode ter certeza, campeonato de pontos corridos não é hora para testar ou desmontar esquemas, se é que ele -RG tem algun, PORQUE QUERER REINVENTAR A RODA A ESTÁ ALTURA É SUICIDIO!!!
O FATO É QUE TUDO QUE SE TENTE FAZER NESTA HORA VAI DAR ERRADO, PORQUE TÉCNICO POR TÉCNICO O MURICY E PELO MENOS DUAS VEZES MAIS QUE ELE E ESTÁ NA RUA , O GRUPO ESTÁ RACHADO, A DIRETORIA ESTÁ CALADA E O ABISMO CADA MAIS PERTO, OQUE É PRECISO NESTA HORA E PUNHO FORTE DO DIRETOR DE FUTEBOL, FAXINA NO ELENCO E PARAR DE MENTIRA.CHEGA DE CORTINA DE FUMAÇA, 4-4-2 OU 3-5-2 POUCO IMPORTA COM ESTE GRUPO RACHADO, SEM LIGA!
ENTENDEU AGORA? FALTA ATITUDE A DIRETORIA DE FUTEBOL EM PEITAR OS MEDALHÕES E MANDAR AS LARANJAS MAIS QUE PODRES EMBORA.MANDAR O RG BOTAR A BASE PARA JOGAR E ENCOSTAR QUE NÃO RENDE . JÁ QUE NÃO VAMOS TER CONTRATAÇÕES DE JOGADORES DE ENVERGADURA INTERNACIONAL OU QUE RESOLVAM PARTIDAS.
MAIS CLARO QUE ISSO, SER HOMEN E MANDAR EMBORA QUE ESTÁ FAZENDO CORPO MOLE!
EU ACREDITO NA BASE DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, COM CERTEZA SÃO MAIS SÃO PAULINOS DO QUE OS QUE ESTÃO NO ATUAL ELENCO!
TIME SEM VERGONHA!

Kátia Souza disse...

Querido anonimo, porque vc n usa um nome para que eu possa me dirigir a vc melhor? É que anonimo pode ser maria, joao, francisco... Eu entendi muito bem o seu post anterior, so n concordei da forma como vc falou algumas coisas, principalmente no final dos posts...
Relendo tudo vejo que concordamos que os jogadores n estao bem. Porem vc acha q o maior culpado e a diretoria e eu, o comprometimento dos jogadores com o time. Foi muito bom vc ter levantado esse fato porque isso que é bom numa discussao, principalmente de futebol: as pessoas levantarem diversos motivos p/ o mesmo problema.
Olha, se eu fosse dizer tudo o que eu penso da diretoria do São Paulo... ia dar muitos posts. Estou muito p da vida com essa campanha idiota do morumbi e etc, mas tb acho q os jogadores n estao cumprindo a sua parte e como eu disse, parece que esta todo mundo em ma fase.
Quanto ao RG inventar moda, eu n sei muito bem. Eu ainda acho q devemos ser um pouco pacientes com ele. Vc falou mascarar os problemas reais, mas eu n sei se ele pode fazer muita coisa com relacao a isso. Eu acho que ele ta fazendo a politica do muricy desse ano: se virando como da. Mas vamos ver como vai ficar no resto do campeonato.
Espero que vc tenha entendido tudo o que eu disse aki. Eu sou totalmente favoravel a discussoes, pq e uma forma muito boa de sempre aprender mais um poukinho. Eu sou mulher e sempre que o assunto é futebol os homens me veem com certo preconceito.
Vc viu que depois do seu post o dono do blog disse que era 3-5-2 p/ ser campeao? Como eu vou discutir c/ o dono do blog q n é bem isso? Posts assim n motivam muito a discussao do tema, ainda mais sendo do proprio dono do site. Vc entendeu?
Sei que é dificil ter um blog assim, ja q eu tb to tentando montar um, mas eu priorizo e incentivo as discussoes (sem baixaria, é claro).

Valeu !!!

Diretoria Tricolor disse...

Katia o Dono do Blog já expresa opinião no post, nos comentários usou apenas palavras rapidas, para demostrar que tbm está lendo as opiniões do torcedor, e é muito gratificante, quando pessoas como você expressão e elaboram uma opinião com argumentos, muito legal mesmo, obrigado pela participação de todos

Anônimo disse...

Katia e amigos do blog,
Sinceramente não acho que o RG é técnico para o SPFC, acho muita coisa para ele.É como entrar de estágiário numa empresa de motoboys e depois de amanhã ser o presidente da mercedes bens, não dá ...é muita coisa.Nem reformular o time o cara consegue dar padrão tatico, nem perguntar oque foi feito antes, porque não deu certo?Oque deu certo e melhorar oque tem .Tá certo é este técnico que vai ser..mas como é que pode um time deste tamanho pegar o estágiario e colocar de presidente? Já pensou se a moda pega nos departamentos do clube?? o manobrista de gerente de marketing, o porteiro vice presidente?? Vai virar uma zona,ou seja oque o time apresenta dentro de campo, porque, se um tri campeão não mandou as laranjas podres embora e o complo deu certo com ele fora do clube , imagina com o estágiario??Sem moral...sem voz..
Agora ta ficando feio para a diretoria, que errou, não assume o erro, se cala, não vai contratar, não manda e tudo continua assim.Empurrando com a barriga a revolta das laranjas podres e xinelinhos rumo a reforma para copa.
Me lembro do mestre Têle, fazendo encontros de notavéis com os técnicos das bases do tricolor no CT, perguntando sobre este e aquele jogador, como jogam, como rendem mais ,o diretor de futebol junto com ele, visitas do Presidente a cada duas semans.Agora é tudo de longe..pelo celular.
Meio se ganhar ganhou ..quase prepotente .
SEI DE UMA COISA,PARA SER GRANDE É PRECISO LEMBRAR DE COMO É SER PEQUENO.
A MANEIRA FACIL É LEMBRAR DE TUDO QUE PASSAMOS PARA SER TRI MUNDIAL.

A OUTRA E DEIXAR O TIME CAIR PARA SEGUNDONA PELO MORUMBI SER O ESTADIO DA COPA.

OQUE VCS ACHAM QUE ELES VÃO ESCOLHER PELO ATUAL PANORANA DO TIME?



Obrigado, meu nome é Wellington, mas não tenho conta google.
MAS O SÃO PAULO FC É MAIS QUE MINHA VIDA!

Luiz Tricolor disse...

Fala diretoria, blz?

Estão sabendo alguma coisa do lateral direito chileno q o tricolor ta contratando?


Outra coisa....se o Lula é presidente do Brasil, pq o R. gomes naum pode ser técnico do Tricolor?

Tempo ao Tempo...kkkkkkkkkkkkkkk

Luiz Tricolor disse...

Olha ae diretoria

São Paulo aguarda Nelson Saavedra Sánchez
9 Jul

De primeira, Transferências

De Vitor Birner

O lateral direito do Club Deportivo Palestino é aguardado hoje para assinar contrato com o São Paulo.

O atleta de 21 anos, 1m85, 81 quilos e passagens pela seleção chilena de sua categoria, tem tudo acertado, de boca, com o time do Morumbi.

É aguardado hoje para assinar o contrato.

Beto Palma ADM disse...

de concreto não me chegou nenhuma informação, a mesma informação que eu tenho é essa do LD, vamos esperarpra ver. ABS

Kátia Souza disse...

Olá Wellington, se vc n tem conta google e quiser deixar seu nome no comentario, no escolher identidade (aki em baixo) escolhe nome/URL. Ai vc coloca seu nome e n é obrigatorio colocar a URL. Espero ter ajudado.
Com relacao ao seu ultimo post, eu acho q vc exagerou um pouco. Eu n sei da biografia do RG, mas eu acho que ele n é um estagiario como vc escreveu. Parece que ele dirigiu algum time da selecao e ja passou por outros times do brasil. Mas eu como torcedora ainda prefiro esperar antes de falar alguma coisa mais concreta. Pq vc sabe dakela historia de guspir p/ cima e cair na cara... Um exemplos sao o Felipao e o proprio Dunga, muito criticados pela imprensa e depois viraram herois (n concordo com essa atitude da imprensa).
Quanto as laranjas podres e a diretoria com o projeto do Morumbi, eu acho que nos torcedores deveriamos achar uma forma de ir protestar. Mas n so uns gatos pingados, a nacao tricolor inteira. Eu n sei como é a votacao dos dirigentes e etc, mas eu acho q deve haver uma mobilizacao, nem que seja via internet (falar p/ os adm do blog darem uma ajudinha). Pq se nos nem protestarmos, nossas palavras n vao adiantar nada e vai tudo acabar em pizza como sempre.
Se for p/ o sp cair e voltar como o Corinthians, eu ate concordaria.

Valeu!!!

ovl*07 disse...

Boa sorte Andre Lima!
Pra mim se foi um centro-avante melhor doque o nosso titular absoluto o Washicooone!
Andre demonstrava raça qnd entrava, raça que esta faltando ao time neste ano.

Ele vai pro Bostafogo e vai arrebenta lá!
podem ter certeza.