quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Caso Sérgio Mota

Sérgio Mota, essa era a maior esperança da diretoria, da comissão técnica e que acabou contagiando de esperança também a torcida. Despontou na Copa São Paulo de 2007, onde foi o maestro do "expressinho" por todo torneio mas por ironia do destino acabou por ficar de fora da final contra o Cruzeiro, resultado, derrota dramática nas penalidades.

Apesar do ótimo desempenho na Copa São Paulo, que é realizada no mês de janeiro, só foi ganhar uma chance no time titular no final de novembro no Campeonato Brasileiro 2007 contra o gaúcho Juventude, quando o time já havia levantado o caneco daquele ano. Depois disso teve até algumas chances no paulistão de 2008 mas por ser um jogador "clássico", coisa rara no futebol brasileiro, foi prejudicado pelo esquema de jogo que privilegiava a jogada aérea principalmente por ter o Imperador Adriano no comando do ataque.

Ao longo dos seus 3 anos no comando do São Paulo o técnico Muricy Ramalho lançou nomes como Alex Silva, Breno, Jean e Hernanes mas todos sabem e ele mesmo assumia que não gostava de colocar garotos da base no time profissional. Em tempos onde a maioria dos clubes brasileiros depende da venda de suas "jóias raras" para poder fechar o ano no azul, e com o São Paulo não é diferente, o São Paulo conseguiu se manter com superavit durante esse período mesmo sem vender um "Denilson"(maior venda da história do SPFC, e na época a maior transação do mundo).

Com o seu jeito Muricy de ser sempre esbarrou com a diretoria nesse aspecto além de muitos outros. Sérgio Mota era o garoto prodigio de Juvenal Juvêncio por isso que depois do sucesso de Hernanes, que voltou com tudo depois de um período emprestado, ele apostou o mesmo com a promessa tricolor. Primeiro foi para Portugal depois para a "filial" do São Paulo no Paraná, o Toledo. Por lá fez um ótimo campeonato paranaense, junto com outros jogadores que também foram emprestados. Logo depois retornou ao tricolor mas não obteve chances sob o comando de MR.

Com a saída de Muricy e a entrada de Ricardo Gomes o esquema não mudou muito, os garotos da base não tiveram as oportunidades que desejavam mas também não dava, o campeonato estava na metade, o time perto da zona de rebaixamento, um inicio de crise já sinalizava no Morumbi e o recém chegado Ricardo Gomes não tinha tempo hábil para testar, treinar e montar um novo time com novos jogadores, jogou com o que Muricy havia deixado e colocou um toque pessoal.

Agora com o campeonato no fim, restando apenas uma rodada, já começa o tempo de especualações, no São Paulo uma coisa é certa, 2010 é o ano da garotada. Segundo a diretoria e o próprio Ricardo Gomes o paulistão 2010 servirá de laboratório para a libertadores e principalmente o brasileirão. O Centro de Formação de Atletas em Cotia custou 10 milhões de dólares, agora é hora de lucrar com esse investimento, lucrar nos cofres, lucrar com novos craques para a nossa história e principalmente lucrar com novos titulos para nossa imensa galeria.

Sérgio Mota e toda nação São Paulina espera um 2010 melhor que 2009. Essa pode ser sua ultima chance de deixar o rótulo de eterna promessa de lado para o rótulo de craque, maestro e campeão, que é o que o São Paulo mais precisa.


Créditos foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

abs,

Jota Doria

11 COMENTÁRIOS:

Jota Doria disse...

COMENTEM !! A SUA OPINIÃO FAZ O BLOG CRESCER!

Anônimo disse...

na minha opinião ele realmente foi prejudicado por todos esses motivos que você cito. se jogar o que sabe será o maior meia do brasil

Unknown disse...

Realmente ele foi prejudicado! Pois M.R nunca gostou de experimentar a molecada, isso é injusto. Pois eu axo que quando os titulares estão fazendo corpo mole, deveriam experimentar a molecada que sempre estão se dedicando a uma oporunida!

Quem sabe o São Paulo, não tenha um periodo de Robinho e Diego que deitaram e rolaram!

VAMO RICARDO !! DA UMA CHANÇE PRA MOLECADA!!

pois se lembre que vc ja foi treinador do sub - 17 do Brasil ou sub - 20

Unknown disse...

acho que ele foi e é muito inustiçado, pois ja mostrou seu talento, mas nao dao sequencia pra ele, nao sei se alguem lembra do Marco Antonio, era outro no mesmo caso, esse ano qdo falaram que iam jogar o paulista com os garotos fiquei contente mas mudaram de ideia... vamos ver em 2010.denis aislan diogo, welington, sergio mota, oscar henrique mazola, entre outros, vamos torver por algunmas chances pra eles

Anônimo disse...

injustiçado com certeza, nenhum dos garotos da base teve oportunidade, na minha opignião o sp com: Rogério, renato silva, andré dias, miranda, na zaga, jean ld, j magner le, e o meio formado por oscar, sérgio mota, hernanes e no ataque colocaria henrique e marlos, pra min o time ficaria mais ofensivo, pq o marlos tem a mesma correria do dagol, mas um diferencial, ele sabe finanlizar. Na verdade no sei o q acontece com sp, parece q naum gosta de matador, olha só os caras, aloísio, e W9, os dois últimos atacantes, muito fracos, hj o futebol está muito técnico, temos q ter um matador, q perca uma chance, mas na outra naum, o ataque com dagol e w9 é coisa de louco, o dagol só faz gol quando erra o chute ou a bola desvia em alguém, eu o colocaria de meia atacante, e deixaria o w9 e borges na frente. Espero que o borges seja dispensado, pois ele foi um verdadeiro moleque, o q ele fez num se faz, foi pra reserva, isso é opção do treinador, se estava com o salário em dias, não tinha nem que bagunçar e nem fazer corpo mole, espero q saia do sp.

Renato USA disse...

GRANDEM INJUSTICADO...
O MURICY ERA UM FDP COM OS GAROTOS DA BASE..... AINDA BEM QUE EXPORTAMOS ELE PRA PORCADA....
SERGIO MOTTA..AISLAN..WELLINGTON.. ...HENRIQUE.. MAZZOLA... OSCAR IRAO MOSTRAR MUITO FUTEBOL... SE O TEIMOSO RG DER CHANCE A ELES... CHEGA DE HUGO.. RICHARLISON... J.WAGNER E OUTROS... E HORA DA GAROTADA...
ACORADA RICARDAO

Fernando Monteiro disse...

Tanto o Sérgio Motta quanto outros jovens atletas foram injuntiçados... Podiam ter sido melhores aproveitados...

Paulo disse...

Toda a torcida tricolor está na expectativa de uma chance real para o Sergio Mota. O moleque é craque e nunca teve espaço com o Muricy que, de forma incoerente, passou o tempo todo reclamando da falta de um meia. Deve ter sido pra não perder a desculpa. RG BOTA O SERGIO MOTA PRA JOGAR!

Élever Duarte disse...

O tricolor paulista tá dando uma de tricolor carioca desperdiçando uma jóia da categoria de base,uma jovem promessa que não tem chnace de ser aproveitado enquanto se gasta dinheiro com jogadores que não correspondem no caso do São Paulo o Hugo!É hora da categoria de base mostrar seu valor!!

Socorro Esporte e Notícias disse...

Ele não é ETERNA PROMESSA, é REALIDADE, é "cara" e o "maestro" que o São Paulo FC tanto precisa, desde a saída de Danilo. Mas para ele VIRAR REALIDADE, precisa de MAIS OPORTUNIDADE por parte da Comissão Técnica Tricolor. Com oportunidade e SEQUENCIA de Jofos, este garato vai longe. Elé é Craque de Bola, basta observar suas jogadas, nas POUQUÌSSIMAS vezes que tem cahnce de entrar em campo.
Maicon Liparini - Jornalista Diplomado e Sãopaulino

Anônimo disse...

oi o Sérgio Motta tem que ter oportunidade mesmo pois o muleke joga muito quando faz coletivo sera que so quem ta de fora ve esse muleke jogando ,acho que nao pois o ricardo nao tem corage e nem tem dom pra coisa so e mandando pois quem manda e a diretoria do sp nao o tecnico se o cara for o cara mesmo ja tinha sacado muita gente desse time de bosta de agora tinha colocado so muleka ingual o santo o que aquele neynar tem o perolo negra tambem tem o que esse ganso tem o sergo tem e muito o que esse robinho tem o marlos tem o que o arouca tem o hernatem de sobra quer mais ricardo o ta bom pra vc manda eu ser tecnica por um dia no sp que o time corre nao anda