quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Morumbi mais forte

[jotadoria.jpg]
Desde o fim do ano passado com a emocionante reta final do Campeonato Brasileiro e depois com o agitado mercado da bola e inicio dos campeonatos estaduais, o caso “Morumbi 2014” tem sido um pouco esquecido na mídia esportiva mas continua a todo vapor nos bastidores.

Setor Visa

Enquanto o Flamengo comemorava o seu quinto título brasileiro, segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, o São Paulo inaugurava na antiga geral azul, setor térreo, a sua mais nova arquibancada, administrada pela empresa de cartões de crédito, VISA. Esse era um dos principais problemas apontados pela FIFA, já que quem assistia as partidas daquele setor tinha a visão do campo prejudicada devido aos diversos pontos cegos. Para resolver tal problema foi reduzido de 14 para 11 o numero de fileiras, reajustando a inclinação da arquibancada.

Hoje o setor já consta com os assentos exigidos pela FIFA, o que não será feito nos outros setores do estádio. O novo setor terá ingressos vendidos pela internet, por meio do cartão de crédito dos torcedores. As cadeiras são mais confortáveis, mas a principal alteração consiste na elevação dos assentos em 80 cm, para melhorar a visibilidade do campo.

Novo Projeto

Ainda em 2009, mais precisamente no dia 17 de dezembro o São Paulo anunciou oficialmente o novo vídeo do projeto do estádio para a Copa. O vídeo ainda não foi divulgado ao publico e só tem previsão para ser liberado em fevereiro, esperava-se que fosse liberado em janeiro mas o clube não deu nenhum parecer. O novo projeto, dessa vez realizado em parceria com o arquiteto que está a frente da reforma, Ruy Ohtake e a empresa alemã GMP. E ao que tudo indica o novo visual e principalmente a nova estrutura dentro fora do estádio agradou a FIFA, que veio e foi embora desse país sem reclamar do estádio tricolor, como aconteceu em outras ocasiões.

Esse foi o primeiro trabalho em conjunto de Ohtake e a GMP. O primeiro projeto do estádio que não recebeu criticas.

Bradesco

O banco que é presença em todo Brasil também marca presença no esporte e na Copa 2014.

Parceiro de longa data do SPFC e essencial na construção do Morumbi nos anos 50 e 60 o Banco Bradesco assume a frente na gama de patrocinadores dessa obra e será o carro chefe do tricolor para levar o estádio a abertura da Copa.

BNDES

Avaliada em 240 milhões, o São Paulo já pode solicitar ao BNDES 150 milhões de reais para reformas do estádio os outros 90 milhões saíram dos cofres do clube, na verdade do cofre dos patrocinadores que bancarão o restante das reformas. O clube terá 12 anos para pagar o financiamento ao BNDES, a juros de 6% ao anocom 1,9% de acréscimo anualmente.

Entorno

As obras no lado externo do estádio serão todas custeadas pelo governo e município de São Paulo. Estações de metrô, monotrilho, conclusão do Rodoanel, etc.

Mas uma das principais mudanças exigidas pela FIFA é o alargamento das ruas no contorno do estádio. O objetivo é transformar a praça Roberto Gomes Pedrosa assim como as ruas que cercam o Morumbi, Rua Jules Rimet e Giovanni Gronchi, em um grande largo permitindo o grande trafego de torcedores em dias de jogos, facilitando também a rápida evacuação do estádio.

O custo total dos projetos externos é de R$ 3,175 bilhões.

Abertura

Com os escândalos sucessivos que acontecem em Brasilia, a capital brasileira perde força na disputa da luta pela abertura copa. Belo Horizonte corre muito por fora.

Jogos Fora

O objetivo da diretoria é realizar as obras sem precisar interditar o estádio como está acontecendo com o Maracanã. Mas o fechamento do estádio para conclusão do projeto é eminente.

Nesse inicio de ano o clube abrigará os maiores shows musicais no Brasil até o momento. Metallica, Beyonce e Coldplay passarão pelo gramado do Morumbi. Por esse o motivo o tricolor mandará quatro partidas do Campeonato Paulista na Arena Barueri, na Grande São Paulo. Os shows renderão mais de 5 milhões de reais ao cofres do clube.

O fato é que o torcedor são paulino terá que se acostumar a assistir os jogos do tricolor longe do Morumbi.

Prévia

Referente ao novo vídeo do projeto segue uma prévia do que está por vir.

Siga-me: http://twitter.com/jotaspfc

Por Jota Doria

[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]
[compari_dtricolor.jpg]

http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus