segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Coluna do Zanquetta

3-5-2 voltou. E para ficar... Como antecipei na coluna da semana passada que era uma simples questão de tempo, RG voltou ao 3-5-2. O motivo é simples: o time foi feito e montado por JJ  para o 3-5-2.


Paixão pelos volantes. Justiça seja feita, quem adora volantes numa equipe não é Muricy como todos diziam na época de São Paulo, inclusive eu. É de JJ. Apesar da contratação de C. Santana ter sido feita para ele ser mais um meia que um volante, ele fará o papel de Danilo na época de São Paulo. Então ele jogará aberto? Não. Centralizará mais, porém como 3º homem de meio de campo que marca e volta. E ataca, marca e volta.


Claramente, JJ que é um cara antenado, reedita uma opção de esquema que deu mais do que certo no Santos como expus em minha coluna de 25/01/2010. O losango santista era Souto recuado, Maldonado pela direita, Zé Roberto pela esquerda e C. Santana à frente enconstando e voltando. Obviamente, as contratações não foram coincidência. JJ sabe o que faz. Monta este time da forma que quer e quis. Está armando tudo para que o 3-5-2 funcione. E RG mesmo querendo o 4-4-2, não terá jeito. O time está com plantel de 3-5-2. E é evidente a paixão de JJ por volantes. Ou alguém tem dúvida? Esse é um time com a cara, os desejos e as intenções de JJ. Se algum dia, tivemos um time do presidente, esse time de 2010 é mais que evidente nisto. MP, Fernandinho, A. Luís, A. Silva, C. Santana, R. Souto e muito provavelmente Fernandão, são nomes dele. Exclusivamente dele. Afinal, até o Dr. João Paulo de Jesus Lopes quando perguntado pelo Blog sobre sua participação em reforços, resumiu tudo:


“O regime é presidencialista. JJ é quem manda”.


Plantel Libertadores: Com os reforços, quem estava e quem jogará pelo Tricolor na competição, analisaram e formaram a pré lista:


Goleiros: RC, Bosco e Denis;


Laterais: Jr César, A. Gonzalez, e LD (a ser contratado) ;


Zagueiros: Alex Silva, André Dias, Miranda, A. Luís e  Xandão;


Volantes/Meias: Rodrigo Souto, Jean, Hernanes, Léo Lima, Jorge Wagner, Richarlyson e Carlinhos Paraíba.


Meias Atacantes/Atacantes: Sérgio Motta, Marlos, Marcelinho Paraíba, Dagoberto, Washington,  Roger e mais um atacante que deve ser contratado.
Algum nome deve sair dentre estes 25 pré determinados, pode haver alguma modificação, mas é basicamente esta lista. Fernandinho será o 25º nome e entrará após recuperar-se, no lugar de alguém. Provavelmente de S. Motta.


Opinião: O Elenco é o mais forte que vi nos últimos anos. Ninguém tem uma defesa como a nossa e estamos bem de suplentes. O problema até aqui a meu ver, é o posicionamento que o RG quer impor aos jogadores, exigindo características as quais não possuem. Na meia, temos inúmeras opções e variações. Na frente idem. Pelas alas, os meias/volantes também suprem carências e não há desespero. O real problema é a falta de um lateral direito, porque González é uma piada e precisamos de uma sombra ou alguém que faça sombra em W9. Daí sim, poderei realmente dizer: parabéns JJ!


Tática. Claramente, observa-se no Tricolor um esquema que eu tanto gosto: o triângulo na frente, que são as pontas de um W ofensivo.  Vemos o Marcelinho na direita, Dagoberto na esquerda, ambos nas costas dos marcadores.Eles invertem posição, retornam para compor o meio, encostam no centro e abrem espaços para quem vem de trás como Hernanes, Jean e JW como no jogo contra o Paulista. O time ficou mais compacto com a linha de 3 zagueiros e deu mais segurança à linha de 4 na frente da zaga para avançar e apoiar. O time está mais próximo, reduziu espaços e ganhou força no meio de campo.


Com Fernandinho, ganharemos uma opção de ouro que pode ser recuar MP e deixar Dagoberto e nosso veloz atacante que recupera-se pela frente gerando uma dinâmica absurda na frente. O reforço que mais espero e quero ver é mesmo Fernandinho. Esse sim me encheu os olhos e ofuscará Robinho, Neymar e quem mais quiser jogar no páreo. Agora, RG precisa parar de inventar moda e criar novos posicionamentos para os jogadores. Quanto mais ele inventa, menos o time joga. E insiste em teimar em quem não dá certo em nada como Gonzalez. Desta forma, sua vida ficará cada vez mais curta no São Paulo. Cuidado...


Visibilidade. Falaram que o SPFC precisa de visibilidade e que trazendo ídolos e grandes nomes teríamos mais mídia. Mas, Roberto Mancini do City por exemplo, e todo mundo já não nos reverencia por quem nós somos naturalmente? Será que precisamos da imagem de algum jogador para isto? Não temos o maior goleiro artilheiro do mundo?Não somos o melhor brasileiro da história? Não somos referência no mundo? Precisamos de alguém para sermos o São Paulo FC, como o Santos precisa do Pelé? O Corinthians do Ronaldo e o Flamengo de Adriano? Acho que não... Poderia ajudar a aumentar. E só.


RC e o pênalti. Muita gente falou, falou e falou do RC não ser mais o batedor. Amigo, o São Paulo não é o RC e mantenho o raciocínio acima. O São Paulo FC é o Sâo Paulo FC e não um clube em que alguém joga. Bate o melhor e acabou. Se MP estiver melhor, azar do RC. O que importa é  o Tricolor. Se RC ama tanto o São Paulo quanto nós, também tem que pensar assim e não em si.


Oscar: "Acho difícil eu voltar a jogar no São Paulo, virão propostas de outros times e a que for melhor para mim, eu vou". Oscar, quem você pensar que é? Se existe alguém burro, ingrato, insolente e mau caráter nesta situação é você. O São Paulo não precisa de você e você mofará sem jogar por alguns anos até aprender a ser humilde. Já arrumou as malas para Cotia?


Laranja apodrecendo? Hugo é banco no Grêmio com Silas. Borges é substituído todo jogo. A laranjada está começando a apodrecer...


OBRIGADO! Pelas mensagens e torcida de melhoras pelo meu cálculo renal. Graças à vocês, Buscopan composto e injeções de morfina, estou conseguindo melhorar...rs.  Agradeço de coração mesmo!

PS: A matéria do Zanquetta foi escrita antes da negociação do André Dias, e hoje teremos a apresentação do Cléber Santana fiquem ligados no Diretoria Tricolor. ABS

Alexandre Zanquetta
Contato: zanquetta@hotmail.com
Twitter.com\zanquetta
blog comments powered by Disqus