segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Coluna do Zanquetta

Crédito:Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
11 homens e um destino, 11 homens e um sonho. Com T. Carleto para a LE, o Tricolor chegou a 11 reforços em 2010. Foram 2 laterais, 1 direito, Cicinho, e 1 esquerdo, o ex-santista. Foram 3 zagueiros, A. Silva, Xandão e A. Luís. 5 volantes/meias: R. Souto, C. Santana, C. Paraíba, L. Lima e MParaíba. 1 atacante: Fernandinho. Não esqueçam que T. Carleto é do Figer…reclamem do Saavedra que eu quero ver.
São bons nomes, disputados no mercado. Foi a reformulação do elenco e um novo plantel para o pós Copa. Saíram A. Dias, Rodrigo, Saavedra, Zé Luís, Hugo e Borges. Hernanes, Dagoberto, JW, Jr César e Marlos, ainda podem sair. É uma baita mudança. Queríamos, ela veio. Até S. Motta está sendo aproveitado. Muita coisa mudou, está mudando e mudará.
A equipe de 2009, mudou completamente. Nosso plantel é qualificado. Falta é encontrar o esquema, os posicionamentos, o time para dar a liga. RG ainda procura. O futebol ainda está escondido em 2010. Mas, a esperança é muito grande. São 11 nomes. Somam-se à base de Miranda, Jean, Hernanes, W9, RC e Cia. Uma base experiente, vencedora. RG só precisa se achar e ajudar o time sem inventar tanto. Precisamos encontrar a confiança e temos 10 dias até o jogo contra o Once na Colômbia. Nos ajude a poder sonhar, RG. Nos ajude a fazer destes mais 11 reforços, que sejam mais que 11 homens guerreiros, que formem um time, um esquadrão, uma máquina. A armadura e o campo de batalha já temos. O destino nós faremos em vermelho, preto e branco. O sonho é o Tetra!
Lei x Espertalhões. Na última semana, 2 casos chamaram muito minha atenção numa notícia. Saiu na última terça feira, no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei substitutivo 5186/05 que faz alterações na Lei Pelé (9.615/98).
O documento define novas regras na relação entre atletas e os clubes e também aumenta o repasse de recurso para os clubes formadores nas modalidades olímpicas e no futebol. Este é o primeiro, em que depois dos casos Oscar, Diogo, Lucas Piazon entre outros que aprontam com suas equipes e agem de forma inescrupulosa e pensam apenas em si ou a interesses de outrem. O destaque nesta notícia, é de que foram analisados os vínculos para jogadores entre 14 e 19 anos. Eles passam a ser dos clubes e não mais de empresários ou verdadeiros corvos em alguns casos. Somente a partir dos 20 anos, esta regra mudará.
O clube formador vai receber um percentual de 0,5% a 5% do valor de qualquer transferência durante toda a carreira do jogador revelado por ele. Os jovens a partir da revogação da lei serão enquadrados como aprendizes ou seja terão vínculo oficial com o clube. Os atletas também passam a ganhar com a nova lei. Em relação aos direitos de imagem este agora pertence ao jogador e não à equipe. Assim ele pode negociar esse ganho da forma que quiser. O direito de arena fica com o clube mas 5% do total será distribuído para os jogadores que participarem da competição relacionada a esse montante. Ou seja, fica mais justo para ambos os lados. O jogador pode ganhar mais, entretando o clube não ficará mais de calça arriada. A não ser que seja mal administrado ou seja irresponsável o que leva ao ponto abaixo.
Este é crucial: gestão das equipes e clubes. Os dirigentes é que vão responder com seus próprios nomes e patrimônios pelos danos que causarem às agregações e agremiações e não mais o clube alterando de “má gestão” para “gestão temerária” a designação dessa situação. Ou seja, se eu fosse gente como aquele de rosto furado e alguns outros que ameaçam matar, ameaçam bater e vendem até a alma, já corria para a Inglaterra e pedia abrigo ao homem das siglas que são ligadas ao russo bilionário que age no obscuro do futebol procurando sempre levar vantagem. E estão intimamente ligados ao 1º ponto, porque gente como os agentes dos meninos ou homens que citei acima que estão abandonando seus postos de trabalho para afrontar o clube e forçarem saída e que marcarão suas carreiras, serão prejudicados para sempre com isto.
Fato é, que no futuro, gente como o inteligente e esperto Oscar, o sábio Diogo, o magnânimo Lucas Piazon entre outros, que estão perdendo agora na justiça, não poderão mais fazer sandices. Mesmo que tenham e estejam fazendo tudo isto, a justiça que já está surrando os advogados dos “garotos”, fará com que eles fiquem um bom tempo sem atuar, expandirá o contrato no tempo que abandonaram o posto e ainda fará com que voltem quietinhos. Rabinho entre as pernas. Aprenderão a ser homens fora dos campos e deixarão de ser ratos. Por bem ou por mal, a justiça obrigando ou não. A lição que tirarão será uma dádiva para quem acha que pode passar a perna em JJ ou no São Paulo FC. E também aos “atletas craques” como consideram-se. Aprenderão que caráter, honra e dignidade é algo que nasce conosco. Estarão marcados para sempre com seus futuros. Eu não esquecerei, podem crer.
Segurem-se, dirigentes salafrários, empresários corvos e jogadorezinhos mercenários. A Lei os pegará!
Valores que tem cérebro e hombridade. Formigoni foi emprestado ao Paulista e jogará o Paulistão. Como David, Mazola, Flávio, Thiago e outros que estão espalhados por aí, estão mostrando que podem atuar e destacarem-se em campo e não forçando a barra fora deles. Gol se marca balançando rede e não nos tribunais. E gol é coisa que Oscar, Piazon e Diogo nunca fizeram num time principal.
Esse é o cara! Lugano em seu site semana passada, publicou uma mensagem de apoio aos jogadores e torcedores do Tricolor: “Na quarta-feira começa a Libertadores para o São Paulo. Sei o que essa competição significa para a massa são-paulina. Quero desejar a maior das sortes para os jogadores, comissão técnica e torcedores. Acompanharei a distância, incentivando e desejando sucesso ao Tricolor”. Fico muito feliz de ver que caras como L. Fabiano, Lugano, Kaká, Cicinho, F. Simplício, J. Baptista, D. Alves entre outros, fazem questão de voltar e jogar aqui. Mas, Lugano, esse cara sim me dá orgulho de ter uma camisa 5 de 2005. Esse é sãopaulino mesmo, é um cara que merece nosso respeito mesmo. Valeu Luganão! Estamos te esperando…
Esse é o cara! Parte II. Esculhambaram o Cicinho, falaram que era mercenário e tudo mais que já sabem e imaginam. Agora, as mesmas pessoas gritam seu nome sem o menor pudor e vergonha na cara. Cicinho nunca deixou de vir por dinheiro. E está na hora de torcedor do São Paulo que seja honrado, parar com essa postura ou é melhor mudar de time. Agir assim, pode escolher, tem um monte e posso até indicar um que tem um gordo como o maior chupim de dinheiro da história como ídolo.
Olho vivo! Para quem não sabe ou não lembra, não classificam-se todos os segundos colocados na Libertadores de 2010. Isto, porque em 2009 devido à gripe suína, os times mexicanos foram eliminados e agora iniciam na 2a fase. Teremos vagas a menos para a classificação. Cuidado!
Olho Vivo! Parte II. Lembram do Once Caldas? Pois bem, vi o jogo contra o Nacional deles fora de casa e o time é encardido. Em 2004 era a mesma coisa. Time chato, não metia medo, não dava sinais de nada além de brigar e jogar atrás e emplacou em cima do Santos de Robinho, Diego, Renato, Elano e Luxa. Depois em cima de nós com L. Fabiano, Grafite etc. E para não faltar, venceu aquele Boca que dava medo e levou o caneco. Atenção neles. Muita atenção. O time joga igualzinho, ficam atrás e saem em velocidade. Cuidado mesmo ,ainda mais com esse regulamento de apenas os 6 melhores segundos colocados seguirem.
Reforço Duplo? Conversava com alguns amigos no Rio outro dia e lhes contei que o Cicinho valia por 2 para o São Paulo. Perguntaram-me porquê. Respondi que com a vinda do Cicinho, Jean poderia voltar à marcação como 1º volante e atuar ou só ou ao lado de Souto. Poderia compor o lado direito de um losango e cobrir os avanços de Cicinho pela direita. E com isto, sai um volante, talento perdido como ala para ganharmos um baita lateral direito, que cria, arma, apoia, ataca e age mais como ponta e um agressivo meia e ainda de quebra, ganhamos o volante pegador e veloz que ajuda na marcação, cobertura e compactação de meio, velocidade de composição e chegada nos meias para auxiliar na saída de bola. Isto sim é uma contratação efetuada cirurgicamente. E de graça. Ê JJ…
André Dias já sabia…Ele até avisou aos demais, mas aquela ânsia de fazer dinheiro, o que é até natural, o fez perder o senso. Torcedores da Lazio invadiram o clube na Itália e o pau comeu. Lembra que já avisava a todos André, de que o São Paulo FC era diferenciado? Pois bem. Não é só diferenciado no Brasil. É no mundo inteiro também. Você já sabia disso. Quem sabe você volta, não? Até lá, boa sorte!
FIFA e o Morumbi. Interessantíssima a colocação de Mauro Cezar Pereira da ESPN sobre o estádio Olímpico de Roma em relação ao Morumbi. O Morumbi teve seu foco principal sendo alvejado de críticas, como os pontos cegos no estádio.
Porém, há 9 meses, tivemos a final da Liga dos Campeões da Europa, a UEFA CHAMPIONS LEAGUE ali e o estádio foi escolhido e considerado perfeito para a UEFA e consequentemente pela FIFA. A Copa de 1990 havia sido ali com final e tudo. É como ele disse, passaram-se 20 anos da final da Copa, mas e da UCL? Por que o Morumbi não poderia abrigar?
Mesmo com o anúncio em Março ou Abril de que abrigaremos a abertura e as semifinais, não justificará. O que houve foi uma palhaçada política. É mais uma constatação, que no futebol, é melhor sermos ignorantes, senão corremos o risco de amarmos menos o esporte pelos ratos que a contaminam.
NOTAS: A Rádio do Blog voltará com tudo em 2010! Aguardem!
Kátia, que Deus a abençoe e ilumine sempre. Parabéns pelo seu aniversário do dia 17/02.
Alexandre Zanquetta
Twitter.com\zanquetta
[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]

[compari_dtricolor.jpg]
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg
blog comments powered by Disqus