domingo, 14 de fevereiro de 2010

E o ano finalmente começou

por Vivian Lourenço
http://www.vipcomm.com.br/upload/spHernanes_GN_100210002.jpg
Crédito: Foto/ Divulgação Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

O ano do torcedor são paulino começou nessa quarta-feira, com a estréia na taça Libertadores da América. Pode não ter começado do jeito que o torcedor imaginava, mas a vitoria diante do Monterrey apagou a exibição pífia que o time apresentou no domingo diante do Santos, jogo válido pelo campeonato Paulista.
É difícil dizer que o time ainda está se entrosando. A verdade é que o time começará a caminhar quando o elenco titular for definido. Coisa que, a meu ver, Ricardo Gomes está demorando demais para decidir; já estamos no meio de fevereiro e não vejo o time titular com a cara definida. E quanto mais tempo o treinador demorar, pior vai ser para o São Paulo. Não me preocupo tanto com a primeira fase da libertadores, mas o time precisa estar 100% para a segunda fase, a mais complicada da competição e com jogos mais decisivos.
É inevitável dizer que Dagoberto faz falta nesse time. Podem tachá-lo de fominha, indisciplinado, mas a movimentação toda de bola vem da parte dele. Cicinho teve a sua estréia, mas ainda está longe da sua forma ideal. Acho que o jogador vai se encaixar melhor no time quando tiver uma boa liberdade para jogar; um esquema 3-5-2 seria ideal, já que daria mais liberdade para o atleta.
A marcação ainda me preocupa, apesar de que vejo que Xandão se encaixou muito bem na zaga tricolor. Mas aquela marcação no meio de campo, roubadas de bola para rápidos contra-ataques ainda é defeituosa. Ricardo Gomes deveria ficar mais atento a esses detalhes. Isso não significa que ele deva entrar apenas com volantes, muito pelo contrário.
O São Paulo aprece ter retornado aquela época preocupante de quando “jogava para o gasto”. Fazia o resultado e pronto, o time se acomodava. Isso é a pior coisa que pode acontecer e todo o torcedor já conhece o final trágico dessa história.
Nunca fui defensora do Ricardo Gomes, mas ao que me parece, o técnico não tem o pulso firme o suficiente para exigir mais empenho dos jogadores. Isso anda muito claro nesse inicio de temporada em que o time mostra futebol o suficiente para decidir a partida e nada mais; acomoda-se depois.
Outra cosia que me preocupa no time é o ataque. Não consigo imaginar o São Paulo dependendo das caneladas de Washington para ganhar a taça Libertadores, quiçá o campeonato Paulista. Acho que falta um atacante mais matador e mais técnico. Washington seria uma boa opção para o banco de reservas. Do mais, depender somente dele é arriscar bolas aéreas e caneladas, mas todos sabem que não é sempre que ele acerta.
Fernandão pode estar chegando do time. Goiás quer uma troca por Richarlyson e Léo Lima. Não vejo esses dois atletas como grandes desfalques no elenco tricolor. A ida de Richarlyson para o Goiás vai causar alivio na torcida que não agüenta mais a sequência de passes errados e contra-ataques que ele proporciona de graça ao time adversário.
O fato é que Ricardo Gomes precisa urgentemente definir a escalação titular desse time. O São Paulo não tem hoje uma cara definida e isso se tornou o maior problema dos jogos. Depois de um time titular escalado e definido, aí sim Ricardo Gomes pode usar o time misto no Paulista; enquanto isso não ocorre, o treinador deveria usar a competição estadual para finalmente dar a cara de elenco que o torcedor tanto quer.

Vivian Lourenço
Twitter.com/_vivis
Contato: vivi.jundiai@gmail.com

[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]
[compari_dtricolor.jpg]
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus