sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O 26º jogador

por Camila Zanluchi

Créditos: FotoDivulgação/VIPCOMM

A precisamente cinco dias da estréia do São Paulo na Libertadores da América a ansiedade fica cada vez maior, idéias e memórias de anos anteriores fervilham a mente de todo torcedor são paulino, sempre preocupado com a não repetição da campanha dos últimos anos e é claro com os erros dos mesmos.

Definitivamente a Libertadores é um torneio especial para os são paulinos. Mas nesse clima pré - Libertadores que vivemos, onde tudo relacionado ao São Paulo leva a Libertadores uma coisa me incomoda e confesso, me preocupa também.

Enquanto o técnico Ricardo Gomes e toda imprensa se preocupa com os 25 jogadores que o tricolor paulista irá inscrever no torneio nessa primeira fase, eu mais uma vez confesso que ando preocupada, mais que o normal na verdade, é com o nosso 26º jogador.

Aquele que com certeza é titular absoluto no time, jogando bem ou mal, ele sempre terá um lugar na equipe. O jogador que empurra as bolas pra rede, e ouso afirmar que o ultimo toque de todos os gols já feitos pela equipe é dado pelo mesmo. É praticamente um polivalente. Já o vi jogando em todas as posições do campo, no ataque, no meio, nas alas e até no gol, sendo muitas vezes mais importante que o mito Rogério Ceni, no gol são paulino. E pasmem, já o vi desempenhando até o papel de técnico do time. Sim, acreditem ele tem o poder de escalar o time, substituir jogadores sem consultar auxiliar técnico e na hora que quiser no decorrer na partida.

Ele manda e desmanda no time; na verdade faz o papel até de psicólogo, controlando o emocional de todos os jogadores do elenco, tendo o poder em mãos de elevar a estima dos mesmos e até jogá-los em um abismo de baixo estima sem fim, desmotivando os mesmo pro decorrer do ano inteiro.

Pra ser bem honesta com vocês, amigos que estão acompanhando o meu primeiro texto aqui pro diretoria tricolor, já ouvi rumores de que ele, esse tal jogador é na verdade o dono do time, manda mais na equipe que o próprio presidente e que é o único que pode levar a equipe a imensuráveis conquistas. É como se fosse um energético na veia para todos os jogadores do elenco tricolor.

Quem é ele?

Você!

Quem já leu meus textos em outros sites, sabe das minhas criticas a torcida do São Paulo, e não as mudei não. Ainda continuo achando que a grande maioria de nós só vai “na boa”, ou seja, só vai ao Morumbi quando o time está bem e ganhando. Ainda continuo crendo que a maioria de nós sempre escolhe o bode expiatório errado e ele, esse mesmo “bode” quase sempre faz com que nos arrependamos de tê-lo achincalhado durante os campeonatos.

Ainda acho que grande parte de nós só vai nos estádios para entoar musiquetas de guerra contra outras torcidas e brigar, nunca prestando atenção no que realmente importa, o jogo; e quando o faz sempre escolhe os alvos errados. Mas também acho que nós seres humanos, devemos ser definidos e não definitivos e que sempre é tempo para mudar. E creio que essa seja a hora para isso.

Ano de elenco renovado, reforma do Morumbi que não nos trás grandes e boas recordações de títulos e principalmente ano em que nosso maior adversário também participará da Libertadores (ta certo que é isso é quase como o cometa Halley, mas ... ), no ano de seu centenário. Definitivamente essa será uma Libertadores diferente, na verdade eu diria uma Libertadores com um toque a mais e que o time precisará e muito do seu apoio em todos os momentos nos próximos meses.

Apoio em dia de treino no CT, apoio pelos sites na internet, apoio nas ruas e principalmente apoio nos jogos. Quando cito apoio nos jogos, me refiro ao jogo todo, as duas horas em que o time permanecerá no estádio do jogo, apoio incondicional com o time jogando bem ou mal, com o fulano jogando bem ou mal e se o time estiver perdendo ou ganhando. É essa a hora de mostrar a nossa força. Mostrar que podemos sim incentivar o time o jogo inteiro e arrepiar os jogadores em campo com os nossos gritos de incentivo.

Momento de mostrar aos jornalistas do Brasil todo, que não somos torcedores modinhas e 2010 será o nosso ano. E principalmente 26º jogador, mostrará que quando trabalhamos junto com a equipe, nos transformamos em um só; e nos tornamos IMBATIVEIS!

É quarta feira dia 10 de fevereiro contra o Monterrey do México, sei que você estará lá de corpo, alma e coração para mais uma vez começarmos a nossa caminhada vitoriosa para o tetra.

Estréia de Camila Zanluchi, a mais nova jornalista contratada pela equipe Diretoria Tricolor. Opinem!

[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]
[compari_dtricolor.jpg]
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus