domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que acontece com o SP?

por Vivian Lourenço

Crédito Foto: Bruno Miani/VIPCOMM

O que acontece com o São Paulo? Essa realmente deve ser a pergunta mais feita pelos torcedores tricolores. Não há explicação para o mau desempenho do time. O elenco não chega a ser extraordinário, mas também não é fraco ao ponto de apresentar tantas partidas desastrosas.

Lendo a coluna do Humberto Peron na Folha de São Paulo (Os jogadores são os que mandam) tive um pequeno vislumbre do que possa estar acontecendo com o time. Nesta coluna ele fala dos elencos que derrubam os técnicos. E na realidade é isso mesmo que acontece. Quando os jogadores não querem o técnico, eles fazem de tudo para que ele seja mandado embora, ou seja, fazem jogos pífios diante de equipes tecnicamente mais fracas e com elenco inferior.

Não sou fã do Ricardo Gomes, nunca fui. Desde o começo sempre achei um erro a sua contratação. Acho que ele não tem o pulso necessário para mexer com o brio do elenco e muito menos bater de frente com a diretoria quando preciso.

Quando da saída do Muricy, o elenco já não apresentava bom futebol e imagino que era porque queria a saída do técnico. Ricardo Gomes chegou e o elenco teve uma melhora visível de rendimento, mas não tanto para conseguir reagir no Brasileirão do ano passado.

Esse ano Ricardo Gomes pouco fez. Não conseguiu fazer o time jogar, os atletas entrarem com sede de vitória e muito menos teve a capacidade de moldar outro esquema de jogo que não aquele usado incansavelmente pelo Muricy nos últimos três anos.

Será que não está na hora do treinador sair de cena? O Ricardo Gomes sofreu um AVC neste inicio de semana, não seria melhor já o ir afastando do elenco e buscando um novo treinador? Primeiro porque a equipe não pode ficar sem técnico e Milton Cruz não irá realizar nenhum milagre e vejo pouca diferença entre ele no comando ou Ricardo Gomes como técnico.

Muitos dizem que não existe técnico a altura do elenco tricolor disponível no mercado. Às vezes nem precisa ser um técnico famoso, prestigiado. Só o fato de trocar de treinador já pode mexer com o elenco. O São Paulo precisa de alguém que dê uma chacoalhada no time. Que consiga fazer um esquema de jogo para que os atletas consigam desempenhar o melhor de suas funções. Que entenda que alguns jogadores precisam passar um tempo no banco de reserva e que alguns jovens precisam de uma oportunidade.

Depender de bolas aéreas, jogadas individuais nem sempre é garantia de vitória. O São Paulo apresenta deficiência em quase todos os setores. Parece um time perdido em campo, que não sabe o que fazer, nem como jogar e muito menos a quem obedecer (se abaixa cabeça para a diretoria ou para o técnico; na realidade acho que tanto jogadores como o técnico andam baixando a cabeça demais para a diretoria).

Se o São Paulo não mudar algo drasticamente, mexer no elenco ou na comissão técnica corremos o sério risco de sermos eliminados na primeira fase da Taça Libertadores da América. Algo que, sinceramente, desconheço que tenha acontecido; eu pelo menos não me recordo de tamanho desastre.

Todo torcedor concorda que não dá mais. Que não há mais o que esperar. Alguma coisa deve ser feita. Eu opto pela troca do treinador (não desejo mal a Ricardo Gomes, muito menos fiquei feliz com a sua doença). É quase inevitável supor que o elenco não quer mais o treinador, ou que o treinador não consegue se impor diante da diretoria tricolor e esta manda e desmanda no elenco como bem entender; como se não houvesse comando técnico.

Não sei que opções temos no mercado. Mas certamente não será difícil achar um técnico que queria treinar o elenco do São Paulo futebol clube.

Reage São Paulo!

[bolao_diretoriatricolor+copy.jpg]Participe do Bolão Diretoria Tricolor
Próximo JOGO: São Paulo X Monte Azul

Atenção: Somente será validado o palpite que conter (nome, idade e cidade), e que for feito nas matérias indicadas pelo bolão até 1(um) minuto antes do início dos jogos no site www.diretoriatricolor.com

Pontuação:
Palpite cheio (acertou placar e todos os autores dos gols) = 5 pontos
Palpite certo (acertou o placar exato da partida) = 3 pontos
Palpite vencedor (acertou o lado da vitória ou o empate) = 1 ponto
Deixe seu Palpite nos comentários abaixo!

PS: Os Palpites deixados na matéria abaixo já foram registrados

blog comments powered by Disqus