quarta-feira, 24 de março de 2010

Patrocínio: Ter ou não ter... Eis a questão

por Marcelo Monteiro
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Quase um mês de camisa limpa e nada do novo patrocinador, onde será que estão às propostas afirmadas por dirigentes São Paulinos antes do termino do contrato com a LG?

Enquanto trabalha-se à surdina para o novo patrocinador do São Paulo, avaliei todos os grupos citados pela mídia desde o ano passado, mostrando os pontos fortes, fracos, o porquê que poderia ser o patrocinador, e porque não poderia.

Vamos começar pela empresa mais citada, a SONY.

Um grupo forte no mercado internacional e nacional, com recursos econômicos rígidos, não sofreu tanto com o impacto da crise em seu setor financeiro, sentiu um pequeno impacto nas vendas de seus produtos, mais continua firme e forte.

De acordo com os boatos, poderia haver 2 tipos de patrocínio na camisa.

- Sony Eletronics, no mesmo estilo da LG, pagariam os 25 pedidos pela camisa e mais 10 pelas mangas.

- Sony International Television, pra quem tem TV a cabo, o famoso canal Sony, se for realmente verdadeiro esse boato, pode ser um patrocínio bom, onde expande a área de negócios do São Paulo não somente na área de eletrônicos, mais também na área da televisão, podendo dar novos rumos ao direito de imagem do São Paulo F.C. Conforme ouvi e pesquisei, eles pagariam também os 25 milhões pela camisa, 10 milhões, anunciando programas do canal nas mangas, mais ainda poderia haver projetos de um canal de TV exclusivo do São Paulo e coisas do gênero.

Ainda no ramo de televisões, em fevereiro alguns empresários do grupo Televisa juntamente com um grupo da Direção da Rede Record estiveram passeando pelo Morumbi, tive o Xerox da proposta feita ao São Paulo na minha mão, li a proposta, não posso divulgar detalhes dela a pedido do meu amigo que é um dos funcionários do grupo, mais garanto, se assinar, é o melhor contrato de patrocínio da America Latina.

Entrando na área de aviação, falam da Emirates Airlines, mais é impossível ela ser a patrocinadora por alguns motivos:

-Ela não tem vôos regulares dentro do Brasil

-O custo de operações e taxas de Infraero para ela ter mais vôos aqui, é muito alta, o que trás um grande prejuízo a empresa, fazendo não ser um negócio totalmente lucrativo a ela.

-As finanças do grupo não são totalmente estáveis a ponto de arriscar um patrocínio que poderia levar a empresa à falência.

Temos também a GLAI, mais conhecida vulgarmente como Gol, mais como o Beto já disse abaixo, ela está começando a planejar a volta da marca Varig ao mercado, não querendo novamente com a Gol no mercado, para perder a identificação. Após a mudança pode ser que a VRG Linhas Aéreas, que é o atual nome do Grupo Gol que junta as operações da Varig e Gol, possa vir a patrocinar o São Paulo para o fortalecimento da marca.

Repetindo a historia de sucesso da década passada temos a TAM, que combina com a camisa, tem dinheiro para custear o patrocínio, como já foi um dia o patrocinador, pode vir a ser um facilitador.

Entrando um pouco mais a fundo temos a UNIMED, sendo esse um boato sem sentido, já que envolvia a vinda do jogador FRED, sendo que esse pertence a Unimed RIO, o que não faria sentido a Unimed Rio que só funciona no RIO patrocinar um time de São Paulo, alem dela já ser a maior empresa do mundo em seu ramo, o que significa que patrocínio para ela, não faz muita diferença.

Alem disso temos um grupo pouco citado, o Banco Bradesco.

O dono, São Paulino roxo, tem diversos camarotes, vagas privativas e diversos programas de marketing dentro do São Paulo, um grupo financeiro com estabilidade, rigidez e que tem “cash” para bancar a “brincadeira” de patrocinar o São Paulo, já expressou diversas vezes que ira ser uma das patrocinadoras para a reforma do Morumbi 2014.

Agora, pensando como TORCEDOR, e olhando tudo que os dirigentes estão falando na mídia, acho possível também o São Paulo adotar estilo sem patrocínio na camisa, como o Barcelona, fazendo projetos de marketing com a UNICEF para ajudar a quem precisa. Já demorou muito pra quem “necessita” do dinheiro pra manter o clube de pé e onde o patrocínio não é o ponto mais lucrativo de operações, sendo ultrapassado em lucro pelo estádio do Morumbi.

Marcelo Monteiro, 17 anos, cursando faculdade de Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi, Sócio do Clube, Sócio torcedor e São Paulino apaixonado, filho de conselheiro vitalício dentro do São Paulo, moderador da Comunidade São Paulo Futebol Clube do Orkut e dono do site Comunidade SPFC. marcelo@comunidadespfc.com

PS: Antes do jogo entra no AR o bolão premiado e o pré jogo, fiquem ligados!

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