domingo, 14 de março de 2010

Vencemos, mas convencemos?

Por Vivian Lourenço

http://img705.imageshack.us/img705/7085/hernasdt.jpg


Vencemos as últimas partidas, mas será que o torcedor está tranqüilo com essas vitórias? Não vou negar que foram 3 pontos mais do que importantes, tanto no Paulista, quanto na taça Libertadores da América. Mas o torcedor ainda está com o pé atrás com o time, já que foram vitórias esquisitas, suadas e nem um pouco convincentes.

O time parece perdido em campo, não sabe mais como se portar, que esquema tático usar. Parece que há um imenso vazio entre o Rogério Ceni e o ataque. Parece que formaram um time naquela hora, escolheram 11 jogadores que nunca haviam jogado junto e colocaram para disputar as partidas.

O São Paulo ao que me parece, não se encontrou em um esquema tático. Ou o time só consegue jogar naquele esquema do Muricy, no qual o time ficou três longos anos jogando. Ao que parece, Ricardo Gomes não consegue definir nem a formação ideal, muito menos o esquema tático e isso parece que confunde os jogadores.

As vitórias foram importantes, a torcida tem que apoiar o time. Mas ao que parece, o torcedor não pode ficar tranqüilo com os jogos. Não houve nenhuma grande partida em que pudemos dizer: “Agora sim, o time deslanchou e vai para frente”.

E como ficar tranqüilo com um elenco sem comando igual a esse? Não podemos. Cada jogo é uma luta, uma torcida feroz para que o time se encontre sozinho dentro de campo e possa ele mesmo montar o esquema tático que mais lhe convém. É difícil assistir a um jogo de um time praticamente perdido em campo.

Não sou contra usar coringas, acho que eles são peças fundamentais e importantes em uma hora de necessidade. Usar coringas com jogadores natos na posição é burrice e só faz com que o elenco se perca ainda mais.

Devemos sim apoiar o time, ser o 12º jogador. Mas precisamos ver esse time realmente jogar futebol, mostrar ao que veio. Dar uma garantia ao torcedor de que a torcida não será em vão.

Os três pontos são importantes, mas será que somente eles bastam? Até que ponto um elenco perdido em campo pode ter a “sorte” de conseguir, diante de um adversário mais fraco conseguir a vitória? É judiar demais do torcedor que sempre apóia e sempre apoiará o time.

Esta na hora do São Paulo se definir. Definir titulares para a Libertadores, time para jogar o Paulista e o esquema tático a ser usado. Só assim o torcedor poderá torcer sem medo, sem a preocupação de ver um time sem comando dentro de campo.

Não creio que a diretoria trocará o Ricardo Gomes de função, mesmo porque, ao que me parece o elenco pode até mesmo estar jogando mal para forçar a saída do treinador. Só nos resta esperar para que esse time realmente se encontre em campo, comece a vencer e principalmente, a nos convencer de que vale a pena cada ponto ganho, cada jogo disputado.


Vivian Lourenço, 25 anos, jornalista formada desde 2008, assessora de imprensa e freelancer. Comecei a torcer pelo tricolor por conta própria, depois do primeiro título da Libertadores. Uma paixão incondicional. Apaixonada pela escrita e pelo futebol. Colaboro com alguns sites e blog debatendo e mostrando a minha paixão pelo esporte e pelo São Paulo.

Twitter: twitter.com/_vivis


PRÉ JOGO

Hoje pelo campeonato Paulista o São Paulo volta a jogar no Morumbi, com tantas atrações esportivas no dia de hoje, o retorno do Formula 1, a estreia de Formula Indy no Brasil, clássico Palmeiras e Santos, o time misto do São Paulo não deixa de ser tão importante.

Para se manter entre os primeiros do campeonato o São Paulo joga em casa com o objetivo de se classificar o quanto antes no campeonato estadual, alguns jogadores foram poupados, o artilheiro do time no ano Washington estáde fora, mas o ataque com Fernandinho pela primeira vez entre os titulares e Dagoberto promete muita velocidade.

SÃO PAULO X RIO BRANCO

Data: 14/03/2010, domingo
Local: estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Maria Eliza Correia Barbosa e Daniel Paulo Ziolli (SP)

São Paulo
Rogério Ceni, Jean, Andre Luis, Miranda e Junior Cesar; Richarlyson, Hernanes, Léo Lima e Cleber Santana; Dagoberto e Fernandinho
Técnico: Ricardo Gomes

Rio Branco
Cristiano; Fábio Baiano, Airton, Kleber e Maurim; Carioca, Everton, César e Romário; Felipe e Jobinho
Técnico: Giba


[bolao_diretoriatricolor+copy.jpg]Participe do Bolão Diretoria Tricolor
Próximo JOGO: São Paulo X Rio Branco

Atenção: Somente será validado o palpite que conter (nome, idade e cidade), e que for feito nas matérias indicadas pelo bolão até 1(um) minuto antes do início dos jogos no site www.diretoriatricolor.com

Pontuação:
Palpite cheio (acertou placar e todos os autores dos gols) = 5 pontos
Palpite certo (acertou o placar exato da partida) = 3 pontos
Palpite vencedor (acertou o lado da vitória ou o empate) = 1 ponto
Deixe seu Palpite nos comentários abaixo!
blog comments powered by Disqus