domingo, 31 de janeiro de 2010

Pensando no futuro

por: Vivian Lourenço
http://www.vipcomm.com.br/upload/spwashington_wr_300123.JPG
Foto: Wander Roberto/VIPCOMM
 

Que clube de futebol é mais inteligente, aquele que gasta milhares de reais comprando um jogador famoso ou aquele que investe nas categorias de base? Certamente se pensarmos na compensação financeira, a segunda alternativa é realmente a mais rentável. Agora para aqueletime que apenas pensa no momento e não projeta o futuro, a primeira opção é a ideal.
Investir em um jogador de nome, nem sempre é garantia de sucesso, já que os atletas mais famosos e valorizados estão a no mínimo 5 anos da aposentadoria. É um tempo de jogo muito curto se formos pensar no custo benefício.
Outro problema de um profissional badalado é que ele já chega fazendo exigências e fica sendo taxado de estrela do time. Isso pode desestabilizar o time, já que um atleta que ganha muito mais que os outros sempre gera desconforto no elenco. Sem mencionar o fato de que o jogador badalado não se esforça nem 10% se comparado a um jogador de menor brilho.
Uma saída que eu vejo para esse problema está na segunda opção da pergunta feita acima. Investir nas categorias de base. Primeiro porque há a possibilidade de moldar o atleta ao clube e assim ter um jogador que atenda todas as necessidades dotime e conhece muito bem o estatuto e as regras do local.
Outra vantagem é o investimento. Não posso afirmar ao certo, mas penso que é muito mais barato formar um atleta do que manter um boleiro famoso. Primeiro porque o jovem necessita e quer mostrar trabalho e assim joga com muito mais vontade, segundo porque ele ainda não vê a necessidade material com tanto afinco quanto um jogador mais maduro.
E é por esses e outros tantos motivos que a conquista de segunda-feira deve ser celebrada, aplaudida e incentivada. O time de base do São Paulo já começou sua jornada sendo vencedor. Um estímulo a mais a esses jovens atletas que estão sendo formados pelo tricolor. Não podemos afirmar que dali sairão grandes craques ou que esse elenco será o futurotime arrebatador de títulos para o São Paulo Futebol Clube.
Mas, essa é certamente uma boa base, com jogadores que poderão e que devem ser aproveitados no time titular ou até mesmo serem emprestados para clubes de menor expressão para ganhar mais experiência e voltar ao tricolor prontos para não sentir o peso da camisa titular.
E é por isso que dedico essa coluna a esses jovens atletas que já venceram a sua primeira batalha pelo São Paulo e o ajudaram a conquistar mais um título. Que eles e o clube percebam que essa união e todo esse investimento devem ser copiados e aplaudidos já que só assim um time consegue ter uma boa base sem precisar recorrer a jogadores badalados e que são certamente um investimento caro e incerto.
  
Vivian Lourenço -
Twitter: @vivis_jor
Contato: vivi.jundiai@gmail.com

BOLÃO DIRETORIA TRICOLOR
http://4.bp.blogspot.com/_H14RxdNe_Gs/SnDczHRJ4aI/AAAAAAAAAI8/0iWZ35KeY88/s1600/bolao_diretoriatricolor.jpg
Deixe seu palpite, participe do Bolão
JOGO: São Paulo X Sertãozinho

Regra do bolão (clique aqui)

[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]
[compari_dtricolor.jpg]
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus