segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Coluna do Zanquetta

http://www.vipcomm.com.br/upload/spCleberSantana_GN_210210010.jpg


Crédito: Foto/ Divulgação Gaspar Nóbrega/VIPCOMM


JJ, Assuma o comando! Na semana passada, uma reportagem no portal IG, dizia que a cúpula do São Paulo tem influído em decisões do técnico Ricardo Gomes neste início de temporada, e alguns episódios deixaram claro que o treinador nem sempre pode tomar o rumo que deseja. Tal qual poupar no jogo contra o Santos, no caso Oscar em que avisara que não daria mais chances ao mesmo e por último no caso Cicinho. RG acreditava que o jogador não tinha quaisquer condições, mas JJ queria ver mais público com a possibilidade dele reestrear. E isto ocorreu. 

Acenaram com mais um episódio que foi no fato dele escolher o LE Leonardo a T. Carleto para a LE. Claro, que JJ como sempre foi no SPFC, decidiu. E logicamente, com o dedo do Figer, nosso digamos “parceiro”. Porém, o episódio que mais marcou, ficou longe dos olhos de todos. Uma conversa entre JJ e RG selou o fim de uma inflexibilidade do treinador quanto às cobranças de RC. RG não queria mais que ele batesse nenhuma cobrança e acreditava que isso estava desestabilizando o grupo por ter prioridades e benesses em detrimento dos demais, algo que ele pregava que não existiria. O clima chegou a ficar quente. JJ interveio. RC passou a respeitar e até mesmo admitir mais seus erros (e como está errando...).
Vide o gol que levou contra o Barueri. Na conversa, esclareceu na mente do presidente tricolor, o que ele pretendia fazer com o novo time que manteve a base de 2009 e contratara mais 11 nomes. JJ ouviu e quietou, deu espaço. Até que tenha os jogadores a estrearem nas mãos. E avisou que quer ser campeão paulista. Que não tolerará campanha ruim na Libertadores. E RG entendeu o recado. Ficou mais sério, sisudo. O que vimos ontem no Palestra, não deve ter deixado JJ nada feliz. RG está sob intensa pressão.

RG está mais irritado ultimamente em entrevistas. É sinal claro do desconforto. Muricy quando falava em parceria com JJ, acenava sutilmente que eles decidiam “juntos” e por isso também compartilhavam responsabilidades. Não em tudo, claro. Mas muita coisa era conversada e discutida. JJ alterou Vizzolli e colocou Sérgio Baresi no time da Copinha. Era a prova clara que por mais íntimos que fossem, faltava competência ao ex treinador. JJ está mexendo pontualmente em muitos setores. Está diretamente envolvido no projeto dos garotos Oscar, Diogo e Lucas que são para ele questão de honra. Como está mais do que engajado no projeto Copa 2014. E está de olho no futebol em campo.

Por isso, RG que começara a inventar e querer reinventar a roda neste início de ano, foi demovido. E está assumindo a postura que pode ser ruim, omissa, mas que rendeu títulos ao São Paulo no quadriênio 05-08. É complicado opinar a respeito. É ruim para o treinador? Claro. Mas, e para o futebol efetivamente do clube? E se JJ não tivesse influenciado tanto nos anos anteriores? É complicado avaliar como torcedor. É fácil avaliar como alguém de fora do clube e criticar. Fato, é que por estas e outras, quando me perguntam ou eu próprio penso em um nome para treinar o São Paulo, só penso em Felipão. Até Autuori era “aconselhado” por JJ, então não muito podemos comparar.

Outro fato, é que JJ entende muito de futebol. Isto é comprovado por todos que lá passam. Ele é teimoso, só ouve a si próprio, não fala com ninguém e é autoritário, ditador? Pode ser. Mas tenho lá minhas dúvidas se teríamos chegado ao ponto de ápice que chegamos sem ele pitacando. É uma questão que nunca saberemos. Mas, até aqui, o fato de já ter mudado pra melhor algumas das invencionices de RG, já é uma mostra de que ele está de olho e que não pestanejará para ganhar tudo em 2010.

Duvido que deixará descambar como foi nos anos anteriores. Será ativo. Só esperem os jogadores estarem à disposição e veremos. Isto se o RG agüentar até lá. Tem muita gente que não gosta, critica, ironiza, satiriza e até esculhamba JJ pelo seu jeito. Mas que ele é e sim, será parte inesquecível do São Paulo, ele será. Certo ou errado, JJ está no comando e vai assumir a rédea da situação. A coisa está feia. E JJ está de olho, aguardem o jogo contra o Once. Mais do que imaginam ele está ali. Mais que do acreditam. E eu torço para que esteja e aja. Mesmo. Mais do que nunca. Está na hora...

E o que quer JJ? JJ com a contratação de Carleto, demonstra que deseja sim um time que possa atuar no 4-4-2 e também no 3-5-2. E não é o fato de ter trazido laterais que levará a equipe a atuar no 4-4-2. A zaga, com Xandão e Miranda já está dando show. E com o ingresso de Alex Silva? Será uma muralha. Com essa segurança, podemos abrir mão de um homem de pegada no meio e só termos um pegador na cabeça de área. E a criação? Na criação, poderemos usar a abusar dos laterais/alas. Vejam que Jr César já evoluiu suas atuações com o anúncio que chega mais um LE. É a sombra. Carleto chega para resolver? Não, mas corre muito e sabe marcar, cruzar e chutar.

Tem fôlego de sobra e precisamos desse escape na ala esquerda. Com Cicinho pegando ritmo pela direita, vemos que ele melhorou demais seu poder de marcação. Ele hoje sabe marcar e pegar. Já não corre tanto e hoje é mais pautado e joga com mais sabedoria que correria. Sabe cruzar e sabe apoiar e criar pela direita. Compõe a linha de 4 de trás como muito bem a linha de avanço como um ponta. Ele, Fernandinho e Dagoberto se jogarem juntos, farão estrago. JW deve ser passado para a meia com Hernanes que evolui muito e está afim. Jean passou pra meia e ainda teremos Souto. MP ainda tem muito a mostrar e mostrará. Falta o atacante para deixar W9 um pouco menos confortável. Assim, podemos enxergar claramente, que JJ quer muita velocidade, raça e força. Muita força com chutes, altura e pegada. Quer um time com alma, com brio e que demonstre energia. Até agora, está faltando um choque para isso. RG tem prazo para resolver esta questão. Ou, JJ novamente em cena...

RG e suas muricyces. Após as críticas que vem recebendo pelo time inconsistente e chocho, RG com mais sutileza e educação, claro, vem agindo e começando a atacar com muricyces. A sua atitude com a imprensa mudou um pouco e ele está sob pressão. Sabe, que não há mais qualquer espaço para erros. Sua cabeça e futuro no clube, dependem sim e muito dos resultados do Paulistão e na Libertadores. JJ investiu, trouxe 11 jogadores, quer mais 1 atacante e quer frutos. Considerado o mais fraco e sem currículo de todos os outros treinadores, RG está sofrendo com a situação. Esperamos que isto, reverta-se em trabalho duro, né meu filho? Não é só o lado ruim do antecessor que você precisa imitar. Ou, o final dele será outra coisa que você repetirá.
RG, fica o aviso contra o Once. Se perder, sua situação ficará preta!

São Paulo lidera audiências em 2010.  Dos 3 jogos de maior audiência da Globo em 2010, 3 são do São Paulo. Não era o glorioso Corinthians que tem preferência por ter maior audiência? Que em 2009, chegaram a cogitar passarem mais jogos deles do que a soma dos outros grandes juntos? E aí?

Centernada Corinthiano! Desde 2009, só se falou no Centenário histórico que o Corinthians faria em 2010. Estamos vendo mesmo. Na Copa SP, deu Tricolor. Na Fazenda 2, deu a sãopaulina Karina Bacchi que inclusive nos deu entrevista na véspera de sua entrada na casa. E no Carnaval, deu Rosas de Ouro, a escola de JJ e de grande parte da cúpula tricolor. Já Gaviões deu vexame. Acreditaram que com o enredo baseado no time, levariam tudo. Com a perda, atiraram cadeiras, ofenderam, saíram pela Marginal causando tumulto e balbúrdia. Vergonha! Na Musa do Carnaval, deu a são paulina Lyllian da Vai Vai.

Acho que já vimos que no Centernada dos corinthianos, a única coisa que teremos é vexame, replays de invasões a campo, ameaças a jogadores, brigas, quebra quebras, entre outros. Esta sim é uma parte marcante do time do glorioso Andres. Parabéns pelo ano promissor! Até o Ministério Público já quer cassá-los novamente. Parabéns mesmo!

Notas: * Agradeço aos e-mails parabenizando por mais um furo de informação do Blog no caso do interesse no atacante revelado na sexta, dia 19/02. No sábado, o Lance! divulgou e para variar não levamos mérito como fonte. 



Alexandre Zanquetta
Twitter.com\zanquetta 



[newsletter_dtricolor.jpg]
[feedr_dtricolor.jpg]
[compari_dtricolor.jpg]
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg
blog comments powered by Disqus