segunda-feira, 29 de março de 2010

Coluna do Zanquetta

por Alexandre Zanquetta

Clássico. RG queria poupar no Paulista. JJ não. Deu no que deu. Foi duro. RG deu sorte porque era pro São Paulo ser massacrado e tomar goleada. O time foi mal e sem brio, sem raça. Dizem que Zico está só esperando sua vez. Conversar com JJ ele já conversou mesmo. E quer vir. A questão é...quando? E outra, se vier, fará diferença? Ou será outro RG?

RG é culpado pelo baixo rendimento do time. Dos atletas. A culpa é dele de armar um esquema sem noção e não utilizar o melhor de cada um. A culpa é dele de ver o time com essa cara de toquinho de lado, sem agressividade, covarde, medíocre. RG age como um amador.

Estamos entrando em momento decisivo de ambas as competições. Tanto no Paulista, quanto na Libertadores com os 2 jogos mais difíceis. E como em 2006, 2007, 2008 e 2009, sei também que é o momento do time mostrar que é mais que 11 em campo contra os outros 11. E vi que isso não ocorreu. E não dá muita pinta de que irá ocorrer. Infelizmente. Pessimista? Acho que não. O histórico vem me mostrando que sou realista. Ou algo é feito agora, ou a casa cai. Pra mim já caiu.

Esse time do São Paulo, é a cara de RG. Morto, cansado, sem luz, sem vontade, burocrático, aparenta fraqueza. Imagine se ele precisasse livrar algum time do rebaixamento como seria. Não bastasse apenas isto, ainda temos a questão física, que como ele afirma, precisa estar pronta para toda a temporada. E eu pergunto: “Que temporada inteira se a Copa vai dar trégua de 1 mês?”. Disse que até o final de março teríamos o time na ponta da língua. Veja se algum sãopaulino hoje é capaz disto. Impossível!

Como pode após atuação medíocre como a nossa, os jogadores acharem injusto o placar pela atuação? JJ falou com RG, que conversaram duro com o elenco várias vezes. Não adiantou. RG acena com um esquema de posse de bola. Que adianta se entregamos contra ataques e gols aos adversários com moleza? É isso que planeja com a lentidão e falta de vontade do time? A culpa é dos jogadores? Tadinho do RG.

Estou seriamente preocupado se ficaremos fora do Paulistão e da Libertadores. Nem escrever mais, dá vontade. Até quando vamos agüentar isto tudo JJ? Até quando estes jogadores farão este papel ridículo e sem vergonha?Juvenal, apareça! Tome uma atitude! RG, eu já tinha perdido a paciência com você. Para mim, acabou até a razão, agora é na fé e talvez na sorte. JJ, acorde e diga: “Chegou a hora, Ricardo. Sem futebol, com 4 clássicos com derrota, com um elenco destes, não dá mais. Não podemos mais atuar como time pequeno. Obrigado por tudo, mas já não dá mais”.

Traduzindo: FORA RICARDO GOMES!

RC. Tem são paulino que acha que ele é Deus. E não é. Está na hora de separar história, passado de presente. Uma coisa é o que ele representa pelo que fez. Outra, é o que está fazendo. Está na hora de olharmos com mais razão e menos emoção para isto.

Bicho. Será que alguém virá a público hoje pedir bicho?

Pensamento da Semana. Num diálogo, Fajopa afirmava: “A Ponte é uma fábrica de zagueiros impressionante, assim como o Palmeiras é uma fábrica de goleiros, o Rio Branco foi uma fábrica de volantes e o Santos é uma fábrica de atacantes. E o São Paulo nessa???”.

E a resposta de nosso amigo Jonatas foi perfeita e absoluta: “O São Paulo é uma fábrica de títulos”.

Ao menos era.

O Patrocínio! Há 2 meses, falamos do interesse do interesse da JBS no Blog. Ou melhor, falamos da J&F, que é quem comanda a JBS. A empresa, soou pequena para alguns. Porém, o grupo é mundial. Tem mais de 100 empresas em todos os continentes deste planeta. Metade da carne consumida no mundo, provém deste grupo. A Swift por exemplo, é uma marca americana que foi comprada pela JBS. É um grupo enorme que entra na briga contra prioritariamente a mega Brasil Foods e visa entrar de sola no marketing nacional e da América do Sul. Em segundo plano, vem Seara que está no Santos e conta também com marcas que fortalecem-se como o grupo de marcas, Hypermarcas no Corinthians.

A JBS, acredita que pela postura e parceria longeva da LG com o São Paulo, que ali possa estar um parceiro para muitos e muitos anos. O posicionamento de Abílio Diniz ao lado do São Paulo, que conhece ambas as partes, ajudou e muito (Grupo Pão de Açúcar sondou o Tricolor também). O que não foi acordado então para o fechamento?

São os valores? Um pouco sim. Mas a JBS está perto dos R$ 30 mi que deseja o Tricolor. Mas não é no momento, o ponto mais complexo. É sim, o tempo de contrato, cláusula de preferência e envolvimento extra campo do patrocinador com o clube. A postura de apenas pagar e colocar na conta do clube, pedir ingressos e camarotes, não agrada muito o clube. A JBSm quer um contrato até o fim de 2014. Não é boba e quer estar no Morumbi até a Copa e pouco depois dela. E quer a tal cláusula que prende o clube na renovação. E isso já gerou conflito interno no São Paulo entre jurídico e marketing. A IC já foi assinada.

Outro ponto que tira um pouco a certeza, são os diamantes do Grupo EBX de Eike. O 8º maior bilionário do mundo, tem interesse em expor marca e abrir caminho ao São Paulo que tem ambições mundiais. Ele poderia abrir portas em grupos econômicos e empresas monstro ao Tricolor. Mas, sua oferta para patrocínio Master foi baixa. Se fôssemos colocar em andamento, ainda está em fase preliminar o estudo de parceria que pode ocorrer de outras formas, inclusive. Tem ainda, um nome que ainda está em sigilo. E pode sair da sombra com essa pressão de quase acerto com a JBS. Fato, é que teremos uma quantia altíssima. E claramente sem depender da Locaweb.

Ao menos no extra campo, podemos dizer: “Chorem rivais!”


Alexandre Zanquetta, é paulista, engenheiro, tem 26 anos, um dos integrantes do Blog do Zanquetta (blog do São Paulo) que hoje tem mais de 2 milhões de pageviews/mês só para a torcida do São Paulo. Não tem vínculos e nem elos financeiros com nada relacionado ao São Paulo FC. Apenas por amor.

twitter.com/zanquetta

Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus