terça-feira, 9 de março de 2010

GMP apresenta novo projeto do Morumbi

Planos de mudanças serão apresentadas à Fifa no dia 15 de abril

Alexandre Lozetti
por
Alexandre Lozetti SÃO PAULO
http://img638.imageshack.us/img638/5376/satovip.jpg




O São Paulo vai conhecer nesta terça-feira a primeira etapa do novo projeto que será apresentado à Fifa no dia 15 de abril para tornar o Morumbi apto a receber a abertura da Copa-2014.

O presidente Juvenal Juvêncio não estava disposto a realizar alterações profundas, mas as rigorosas exigências fizeram com que o clube adotasse estratégia ousada. A arquiteta alemã Silke Flassnoecker, da GMP (escritório responsável pela obra), trabalha agora no Brasil, somente em função do Morumbi.

Nesta terça, ela vai mostrar aos dirigentes tricolores o projeto mais revolucionário do processo, que prevê o rebaixamento do gramado e o “sumiço”, pelo menos visual, dos tradicionais três anéis do estádio.

No último encontro, a Fifa desaprovou a elevação das cadeiras do anel térreo. Considerou insuficiente para resolver o problema de visibilidade para o torcedor do setor.

A solução encontrada foi estender as cadeiras do anel intermediário até o nível do gramado e, com isso, “cobrir” o setor térreo, que deve ficar destinado a exigências da Fifa para a Copa, como lojas e “lounges”.

O primeiro desenho previa a ampliação somente no lado que hoje é o setor vermelho. Agora, será feito também atrás dos gols, o que segundo os coordenadores da reformulação vai aumentar a capacidade de público para a competição.

– O estimado era de 62 mil pessoas entre público e imprensa, agora será de 68 mil. Isso não vai ocorrer no setor azul, pois os principais camarotes serão preservados – explicou José Francisco Manssur, advogado integrante do Comitê Morumbi 2014.

Esta será a quarta reunião entre São Paulo e GMP em uma semana. Silke irá mostrar aos dirigentes os primeiros frutos das conversas anteriores, provavelmente já com o novo desenho e uma precisão a respeito do rebaixamento do nível do gramado.

A meta da arquiteta é melhorar a visibilidade do “novo anel térreo” sem prejudicar os espectadores das arquibancadas. A parceria terá mais de um mês para os ajustes necessários e tentar, enfim, agradar a Fifa.


Bate-Bola com José F. Manssur (Integrante do Comitê)

LANCENET!: O projeto que será levado à Fifa no dia 15 de abril é muito diferente do último?
JOSÉ:
É um aperfeiçoamento do último, depois das restrições feitas pela Fifa ao anel inferior. Enviamos um relatório ao Comitê Local no dia 22 de fevereiro e pedimos até 15 de abril para encontrar uma solução no setor.

LNET!: Então a elevação do nível das cadeiras não adiantou?
J:
Eles dizem que não é suficiente, a visão do campo de quem está ainda lá é inadequada. Estamos estudando outras medidas, como o rebaixamento do gramado. Mas essa obra tem de casar com mudanças externas em razão das galerias que fazem escoamento da água.


CRONOGRAMA DE OBRAS DO MORUMBI
Juntamente com o pedido do prazo de 15 abril para apresentar novo projeto, São Paulo enviou ao LOC e à Fifa um cronograma do que será feito no Morumbi para a Copa do Mundo. Veja os principais pontos:

Prédio
Edifício localizado na Avenida Giovanni Gronchi começará a ser construído no dia 1 de outubro de 2010 e o término está previsto para 31 de dezembro de 2012.

Cobertura
Também de responsabilidade da GMP, terá passo inicial dado no dia 1 de dezembro de 2010 e conclusão também no fim de 2012.

Anel intermediário
O começo da ampliação do setor, novidade do projeto, está marcado para 1 de janeiro de 2011. A entrega será em 26 de julho de 2012.

Gramado
O rebaixamento do nível começa em 1 de dezembro deste ano e já termina no dia 31 de março de 2011.


AS 'PATADAS' DA FIFA


Cobertura
Projeto inicial do Morumbi não previa o artefato, que não consta no caderno de encargos. Entidade, porém, recomendou que os candidatos à abertura e final da Copa de 2014 cobrissem seus estádios.

Área externa
O secretário-geral Jérôme Valcke apontou problemas no espaço externo para os caminhões utilizados pelas televisões nas transmissões e os parceiros comerciais. O francês só baixou a guarda em relação a esse aspecto com o projeto do prédio anexo, enviado em setembro de 2009.

Visibilidade
Os pontos cegos no anel térreo do Morumbi são a principal pedra no sapato. O São Paulo elevou o nível das cadeiras no setor, mas a Fifa não se deu por satisfeita. No atual projeto, a GMP sugere ampliar o anel intermediário e ainda rebaixar o nível do gramado.

Semi ou oitavas?
Em fevereiro, o Comitê Paulista recebeu da Fifa a indicação de que o novo projeto apresentado estaria apto a receber jogos válidos pelas semifinais da Copa-2014. Uma evolução logo contestada por Valcke, que insistiu nas oitavas.

FONTE: LANCE

blog comments powered by Disqus