domingo, 7 de março de 2010

Qual vai ser a desculpa da vez?

por Vivian Lourenço

http://img171.imageshack.us/img171/8522/jwdt.jpg


O mundo do futebol é repleto de desculpas. Algumas verdadeiras, outras nem tanto. Se o time perde a desculpa pode ser o calor, o frio, a chuva, a falta de chuva, o arbitro, o jogador pouco inspirado, o técnico ausente, a chuteira apertada, a falta de condicionamento físico, entre outros. Há um leque imenso e variado de desculpas que sempre estão na ponta da língua dos técnicos e jogadores.

E o torcedor são-paulino anda ouvindo muitas desculpas. Primeiro, no ano passado, o time não conseguiu boa campanha no campeonato Brasileiro e perdeu um título quase ganho porque houve troca do comando técnico e Ricardo Gomes ainda não teria conseguido moldar o time ao seu gosto, muito menos havia recebido os reforços que desejava.

No começo desse ano, a má campanha no Paulistão e no começo da Libertadores foi justificada justamente por ser começo de ano. Ou seja, os atletas ainda não estavam na forma ideal e os reforços não haviam chegado. Engraçado dessa desculpa é que todos os times estavam em começo de temporada e o São Paulo havia sofrido poucas baixas no elenco que até então era titular e jogava razoavelmente bem.

Depois a desculpa foi que havia reforços, mas eles ainda não estavam totalmente entrosados com o time titular, muito menos estavam na sua melhor forma física. Apesar de já estarmos em Março e o treinador não tem, sequer um time titular que jogue decentemente e que não faça feio na Libertadores, nem no Paulistão.

Agora, as duas últimas desculpas foram a doença de Ricardo Gomes, que se afastou do time e isso pode ter abalado os jogadores, se bem que eu, na minha opinião não vi diferença nenhum entre o time comandado por Ricardo Gomes e Milton Cruz.

E finalmente, a última desculpa foi dada pelo técnico Ricardo Gomes, que afirmou que “calendário ruim e falta de físico ideal dos reforços” é a causa do mau futebol do São Paulo.

Será que o torcedor não está cansado de tantas desculpas? O calendário é igual para todas as equipes. Ele ainda diz que se pudesse descartar o Paulista seria mais fácil o time jogar bem. E quem disse que ele não pode, de certo modo, descartar o Paulista? Há reservas e jovens das categorias de base; porque não fazer com que esses atletas disputem essa competição? Seria muito melhor ver os moleques em campo do que o sofrível futebol apresentado pelos titulares. E já aviso que de nada adianta um grande esforço para ficar o G4 do Paulistão se for para ser eliminado por um time “inferior” nas fases finais – a vergonha e a decepção do torcedor serão maiores.

Pronto, já temos a solução para a desculpa que Ricardo Gomes arranjou para o possível – e porque não? – fracasso do time nas duas competições desse começo de ano. Motivos a parte, seja por falta de condicionamento físico, seja por calendário ruim, o torcedor não agüenta mais desculpas e o mesmo discurso ensaiado. Não há tantos motivos, muitos menos tantas desculpas assim para o mau futebol apresentado pelo time.

Até quando o torcedor vai engolir essas desculpas? Será que realmente elas são reais ou o elenco, o técnico e diretoria já estão querendo arranjar uma desculpa para um futuro fracasso? Se for isso, é melhor fechar o clube para balanço, já que é inaceitável ver um time grande “entrando para perder” em qualquer competição que seja.


Vivian Lourenço, 25 anos, jornalista formada desde 2008, assessora de imprensa e freelancer. Comecei a torcer pelo tricolor por conta própria, depois do primeiro título da Libertadores. Uma paixão incondicional. Apaixonada pela escrita e pelo futebol. Colaboro com alguns sites e blog debatendo e mostrando a minha paixão pelo esporte e pelo São Paulo.

Twitter: twitter.com/_vivis


Escação São Paulo x Ponte Preta, hoje 19:30 hrs no Moisés Lucarelli (Campinas-SP)


Árbitro: Edson Reis Pavani Junior
Auxiliares: Maria Eliza Correia Barbosa e Daniel Paulo Ziolli


Ponte Preta
Eduardo Martini; Marcos Rocha, Diego, Léo Oliveira e Vicente; Galiardo, Danilo Portugal, Tinga e Fabiano Gadelha; Otacílio Neto e Finazzi.
Técnico: Sérgio Guedes

São Paulo
Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Xandão e Jorge Wagner; Jean, Richarlyson, Hernanes e Marcelinho (Léo Lima); Dagoberto e Washington.
Técnico: Ricardo Gomes


[bolao_diretoriatricolor+copy.jpg]Participe do Bolão Diretoria Tricolor
Próximo JOGO: São Paulo X Ponte Preta

Atenção: Somente será validado o palpite que conter (nome, idade e cidade), e que for feito nas matérias indicadas pelo bolão até 1(um) minuto antes do início dos jogos no site www.diretoriatricolor.com

Pontuação:
Palpite cheio (acertou placar e todos os autores dos gols) = 5 pontos
Palpite certo (acertou o placar exato da partida) = 3 pontos
Palpite vencedor (acertou o lado da vitória ou o empate) = 1 ponto
Deixe seu Palpite nos comentários abaixo!
blog comments powered by Disqus