segunda-feira, 5 de abril de 2010

Coluna do Zanquetta

por Alexandre Zanquetta

JJ em xeque. Ricardo Teixeira se irritou esta semana com o apoio de JJ a F. Koff para reeleição no Clube dos 13. JJ é vice em sua chapa. RT quer que Kléber Leite, ex Flamengo. Qual o ponto mais fraco de JJ hoje? O Morumbi 2014 que claramente precisamos do apoio da CBF, além dos políticos do país. Resultado: lançou uma ameaça de que o Morumbi estaria fora e quase sem chances de abrir a Copa.

JJ reagiu do México, logo após a partida contra o Monterrey com uma nota oficial informando que o clube estava, está e estará cumprindo e buscando atingir cada vez mais às exigências da FIFA. A reação: uma data foi marcada para que se reúnam e decidam se estarão aliados ou se tornarão inimigos numa batalha homérica. O São Paulo que já tem confronto declarado com a FPF e seu presidente, reeleito nesta semana, Marco Polo Del Nero. Detalhe: o São Paulo foi o único clube que não compareceu a votação. Não apenas não compareceu e mantém a oposição, como criou um dossiê para divulgação na mídia. Muita coisa ainda está oculta e que é apenas uma demonstração que farão se nos prejudicarem.

Os interesses de R. Teixeira, K. Leite e Andres, são parte em favorecimento à Globo. A briga, é pelas cotas de TV. O C13 quer aumentar substancialmente os valores. E estes 3, querem proteger da invasão externa, leia-se Record que oferta mais dinheiro e mais vantagens.

Mas, vem a pergunta, como ficaria o Tricolor enfrentando CBF, FPF e Globo? O Corinthians, alicerça-se cada vez mais e aproveita esta brecha para aliar-se com os nossos desafetos. Rasteja atrás de nós. E com isto, cresce em cima de JJ e do São Paulo, ganhando espaço nos bastidores com os opositores. O São Paulo certo ou errado, sofrerá nesta briga como qualquer parte sofre em conflitos, confrontos e embates. Nunca é bom e produtivo para nenhum dos lados. E para ninguém. Nem quem bate, nem quem apanha.

Se não bastasse, o clima interno que já era de plena pressão em cima de JJ pela demora no fechamento dos patrocínios, pelo mau futebol e pela manutenção de RG, só aumenta a pressão e agrava a situação. Em respostas aos oposicionistas e críticos, ele informou que pretende renovar com RG. Balela. Se quisesse fazê-lo, já teria feito. R. Ceni, veio a público e anuncia neste momento conturbado que pode deixar o clube para jogar nos EUA. E tem mais, pediu insistidamente para continuar como batedor do clube e que estava treinando mais pênaltis. E perdeu mais um. Seu egoísmo e pretensões pessoais, estão prejudicando o São Paulo. E deixou o clima ainda pior internamente.

O São Paulo hoje, não tem vaga assegurada na Libertadores, não tem vaga assegurada no Paulista e corre sério risco de jogar o 1º semestre no lixo. A oposição que guarda a cassação de JJ em que anularia todas as decisões, assinaturas, contratos firmados, parcerias e negócios assinados por ele, está de sobreaviso.

Uma parte acredita que devem vir a público e jogar a lama para derrubar JJ. Outra parte, quer respeitar a tradição tricolor de sempre deixar a sujeira debaixo do tapete do Morumbi e não passar externamente uma fragilidade ou racha interno. Fato é, que nesta situação, até a oposição que poderia ter alguma força rachou e perdeu mais ainda poder. Alguns conselheiros, já nem frequentam mais o clube. Outros, comparecem, buscam algo, mas esbarram na força de JJ que se pauta em conseguir o Morumbi 2014 e nos títulos passados, além da influência atual com empresários entre outros.

Desde que JJ assumiu, nunca o vi tão tenso. Quem o acompanha e quem o viu, sabe que está abatido e visivelmente entregue a um vício antigo. Ele já não tem mais o vigor físico de outrora e apesar de durão e bom de cabeça, figura forte que assume tudo para si, já não sabe-se mais até quando irá aguentar. Estamos sem apresentar nada em campo, o diretor do patrocinador achincalhou o time, o filho do presidente fez uma piada homofóbica, Oscar e Piazon seguem afastados, W. Ribeiro pressiona para que utilizemos Marcelinho e outros ameaçam fazer o mesmo.

Realmente, este é o pior momento de JJ e do São Paulo em todos os aspectos dos últimos anos. Eu que sempre defendo e exalto os pontos positivos, acho que é hora de pautar e ponderar. O São Paulo está em situação complicada, uma crise pode ser deflagrada dentro e fora dos campos em níveis complicados de resolverem-se. Enquanto as coisas andam em campo, amenizam. Se ocorrer um grande fracasso, as coisas poderão emergir. E com o número de inimigos que estamos acumulando, ficaremos isolados e sozinhos numa guerra que no mínimo nos deixará cicatrizes.

Muitos cardeais, questionam-se se JJ conseguirá sair dessa. Eu estou preocupado. JJ está em xeque. Espero que neste xadrez político, de interesses e de influência, JJ jogue a melhor partida de sua vida. Dentro e fora dos campos. Ele precisa sair do xeque, antes que o São Paulo FC esteja em xeque mate.

Jogadas de JJ. Depois de uma semana no México, voltou e cravou que em São Paulo, só o Morumbi. E que paga pra ver mudarem os planos e levarem hospedagem, saúde, segurança, infra estrutura, transporte e alimentação com qualidade. Apesar de forçar a barra para não transparecer que o motivo é político, fica evidente que é, já que nem mesmo o Flamengo apoia seu ex presidente na disputa pelo C13.

JJ também crava um golpe fatal em MG e Brasília. MG não tem condições de se estruturar com hospedagens e transporte de qualidade neste ínterim. E Brasília tem problemas de construção do atual estádio, além de estar sob risco de intervenção estadual. Ninguém hoje responde por Brasília. JJ garante que 83% da obra do Morumbi está pronta. E que atenderá tudo a tempo. Agora é provar.

Del Nero foi reeleito. Apenas o São Paulo não compareceu ao pleito. Será que só o Tricolor tem vergonha na cara? Ao menos, disse que agora estudam mudar a fórmula do Paulista, menor de muitos e muitos anos. Finalmente, né Madoninha? Também pudera, se não mudar, corre o risco do fim dos estaduais. Ponto crucial para o desespero de R. Teixeira e seus aliados, para não dizer da Globo.

Um novo torneio pode ser criado. 16 times apoiam Koff. Apenas Corinthians, Vasco e Cruzeiro estão com a Globo e R. Teixeira. Santos ainda não se decidiu. Fato é, que JJ sem a Taça das Bolinhas, prometida por Teixeira e após a arbitragem vergonhosa do BR 09, distanciou-se. Agora o embate...

Sobre o futebol, JJ novamente falou com RG. As conversas estão constantes. A escalação do trio de ataque com Marlos, Dagoberto e Fernandinho, com Marlos fazendo a meia, foi ideia de JJ. Ofensividade, finalmente. Ele está acompanhando e irá acompanhar a equipe até o jogo contra o Sto. André. A goleada trouxe melhoria de clima, mas ainda não afastou o fantasma. Quarta feira é decisão. Não podemos nos iludir, os pés tem que estar no chão. Obviamente, só vitória interessa. Estes dias serão de trabalho árduo, intenso e tenso. A eliminação, pode resultar em mudanças drásticas no Morumbi.

Vamos com fé! Vamos torcer para a equipe se encontrar e nestes jogos finais e decisivos, ache a liga e chegue muito forte e unido para encarar as fases decisivas.


Força Tricolor! Eu acredito!


NOTA: A Vivo apareceu como interessada em estampar as mangas no São Paulo. Fez proposta e agradou. Só que a Claro, resolveu sondar e entrou no jogo. A manga Tricolor, deve ter uma das marcas de telefonia. Resta aguardar. Locaweb já era.

Alexandre Zanquetta, é paulista, engenheiro, tem 26 anos, um dos integrantes do Blog do Zanquetta (blog do São Paulo) que hoje tem mais de 2 milhões de pageviews/mês só para a torcida do São Paulo. Não tem vínculos e nem elos financeiros com nada relacionado ao São Paulo FC. Apenas por amor.

twitter.com/zanquetta

Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg
blog comments powered by Disqus