sexta-feira, 5 de março de 2010

E se fosse Rogério Ceni?

por Camila Zanluchi
http://img18.imageshack.us/img18/7250/cenim.jpg

Estava essa pessoa que vos escreve ontem assistindo a um desses programas de esporte que passa na hora do almoço, mas precisamente a matéria que falava sobre a nova derrota do Palmeiras no Parque Antártica, dentro do Campeonato Paulista de 2010 e que me fez refletir sobre alguns temas e me fazer uma pergunta quase de filosofia.

A matéria falava basicamente sobre o goleiro Marcos, que foi ultrajado e vaiado pela torcida do Palmeiras ao falhar no segundo gol da equipe de Santo André. No intervalo do jogo Marcos que diz que “ele de boca fechada em finais e intervalos de jogo é um poeta” disse que a torcida palmeirense poderia ficar tranqüila, pois só teriam que se preocupar em vaiá-lo até o final desse ano, dando a entender a todos os jornalistas que ali se encontravam que encerraria sua carreira ao final de 2010, com 37 anos de vida e 18 anos de Palmeiras.

Quando vi as expressões que Marcos fazia no decorrer do fatídico jogo – expressões essas que foram a ênfase da matéria -, uma dezena de pensamentos surgiram na minha mente, e a única expressão que consegui emitir naquele momento em voz alta foi: - Coitado!

Será que é essa a emoção que um jogador como o Marcos merece despertar nas pessoas, depois de tantos anos de dedicação absoluta ao clube que torce e ama?

Tudo bem, muitos podem dizer que ele é passível de erros, e que falhou no segundo gol da equipe adversária, espalmando a bola nos pés do atacante Rodriguinho do Santo André, mas aonde estava a zaga nesse momento?

Mas enfim, esse não é o tema que quero abordar especificamente nesse texto.

Na verdade, logo após o programa, no meio das minhas reflexões futebolísticas e filosóficas, me fiz a seguinte pergunta: E se fosse Rogério Ceni? E se fosse o São Paulo vivendo toda essa situação catastrófica que o Palmeiras vive nesse momento, a torcida vaiaria o goleiro Rogério Ceni?

Venha comigo e faça uma imaginação ativa da situação que vou apresentar.

Imagine se o São Paulo o ano passado estivesse muito bem no Brasileirão, líder absoluto com vários pontos na frente do segundo colocado, com um técnico novo e vencedor, que havia ganhado os três últimos Brasileiros e que ninguém, nem sequer o mais pessimista são paulino imaginaria fora da Libertadores, devido ao futebol apresentado e pelo elenco montado e mantido para o torneio; e do nada, sem explicação alguma, começa a decair no meio da competição, jogos e jogos perdidos e o resultado disso se transforma em uma das maiores decepções tricolores, a não ida para a Libertadores depois de anos e anos de presença assídua.

Logo após a diretoria anuncia que o time será o mesmo para o ano de 2010 e que não haverá contratações, só baixas de jogadores que sairão. Começa o ano e o time até que começa a jogar bem e do nada novamente o time decai e começa jogar um futebol de várzea mesmo com os ótimos e poucos jogadores que possui no elenco. E em uma noite quase de terror o time perca dentro do Morumbi para o São Caetano de goleada, levando um baile do time adversário, com gritos de olé e coisas do tipo.

No dia seguinte a diretoria não agüenta a pressão e manda o técnico embora e contrata um técnico sem experiência alguma para um time com tantos problemas a serem sanados.

Enfim, torcedor são paulino, se visualize no lugar do torcedor palmeirense.

Eu sei que não é tão difícil quanto parece e me responda, se Rogério Ceni tivesse falhado ontem dentro do Morumbi, dentro de todo esse contexto que acabei de dizer, você se estivesse no estádio do Morumbi o vaiaria?

Aposto todo o dinheiro que não tenho que a maioria de vocês deve estar pensando: - Não, eu não vaiaria, afinal ele é o Rogério Ceni, o nosso maior ídolo e coisa do tipo.

Mas dobro a aposta para contestar essa afirmação dizendo: SIM, A MAIOR PARTE DA TORCIDA VAIARIA SIM O ROGÉRIO CENI NO MORUMBI, e me nego a tentar sequer imaginar como ele se sentiria vivendo isso.

Ouso afirmar que se o São Paulo não estivesse na Libertadores, o torcedor que vai ao Morumbi vaiaria até a grama do estádio, em uma Copa do Brasil por exemplo, imagine então um ídolo que além de não ter colaborado com a classificação do time para a Libertadores começa a falhar em jogos importantes.

Mas a pergunta que fica é: VOCÊ VAIARIA ROGÉRIO CENI?

Saudações Tricolores!

Camila Zanluchi, 30 anos, uma quase psicóloga de corpo e futura jornalista de coração. Criada em uma familia palmeirense, aos 12 anos no primeiro titulo da Libertadores do São Paulo foi tomada por um amor incondicional ao time, que é demonstrado diariamente desde então. Apaixonada por escrever e por futebol, juntou o útil ao agradável e hoje colabora com alguns blogs decorrendo sobre suas paixões.

Twitter: twitter.com/camilazanluchi



blog comments powered by Disqus