segunda-feira, 19 de abril de 2010

A eliminação e a lição

por Carlos Port

O recorde histórico de derrotas em clássicos de todos os tempos, refletiram os resultados estaduais de uma mentalidade de DIRETORIA que só se preocupou com o time nas semifinais.

Prioridade de Libertadores deu nisso, mais uma vez.

Porém, almejar o Tetra da América, sem contratar um grande comandante da linha, continua sendo o erro da soberba usual de Juvenal Juvêncio, na minha modesta opinião, o maior culpado pelos fracassos do SPFC nos últimos anos.

Ainda acredito no time sim, porque na Libertadores, NINGUÉM está sobrando.

Ao contrário do time santista, que quase todos são-paulinos derrotados se esqueceram de ENALTECER, pelo grande futebol do time praiano. Não foi só o SPFC que perdeu, eles que ganharam jogando muita bola, apesar do clássico da Vila ter tido os dois primeiros gols santistas bem discutíveis, um com o braço e o pênalti não foi.

Mas voltando ao que nos interessa, JJ fez o SPFC nesse Estadual, passar o vexame de perder todos os clássicos, quase tão ridículo, quanto a sua gestão como presidente no final dos anos 80, quando rebaixou entre aspas o Tricolor no Paulistão.

Pelo visto, a empáfia continua a mesma, pegando carona nas grandes gestões de presidentes passados.

Ganhou 3 Brasileiros? Ninguém nega. Mas em pontos corridos, "só" um grupo homogêneo pode resolver, administrado por contratações a preço de banana pela Lei Pelé.

Mas mata-mata meu amigo são-paulino, é preciso o diferenciado, o líder, o que chame a responsabilidade na linha e coordene e dê confiança a equipe e a torcida, jogador que o SPFC, pela soberba e marketing covarde/ineficaz/elitista, não tem desde o Tri-Mundial.

Mas ainda acredito, na questão do tempo certo. Já tivemos evolução e na semi paulista caímos com um time que só não está fazendo chover. Já fizeram 90 gols no ano e estão jogando muito. E nós que chegamos pra enfrentá-los, não foram porcos nem frangas.

Jogamos em nosso limite até aqui, porque falta a mesma referência de confiança em nosso time. Não temos quem seja o referencial temido.

E enfrentamos quem tinha, nesse ano e nos anos que perdemos mata-mata.

É UMA HISTÓRIA QUE SE REPETE, POR INÉRCIA DA DIRETORIA, que já derrubou um técnico por isso e pode derrubar outro.

A nossa "sorte" é que na Libertadores, ninguém sobra. Está tudo nivelado e nossa camisa é muito forte.

Para nós, estarmos bem situados é fundamental, por isso, quarta temos que nos fechar no APOIO.

O torcedor prefere o lado da corda mais fraco e certamente, muitos querem a cabeça de Ricardo Gomes neste momento, mesmo com uma Libertadores em andamento.

As estúpidas declarações de Washington mostram que o treinador começa a perder o comando da equipe. Se foi vítima de igrejinha no passado, agora não tem o direito de ser vilão. Está insatisfeito? Rua, é assim que "deveria" funcionar, não fosse o dinheiro.

Por fim, na visão singela deste torcedor, a minha contagem regressiva é para o fim da gestão de Juvenal Juvêncio. Mas aí, é aguardar 2011.

Independente de tudo isso:

Quarta-feira, estarei lá, na busca da liderança, porque torcedor que perde de véspera, é covarde.

E não assume o seu papel, sendo tão omisso quanto quem não tem raça em campo.

E O TORCEDOR SÃO-PAULINO SERÁ FUNDAMENTAL AGORA!

O SPFC, se vencer o Once Caldas, ao CONTRÁRIO dos outros anos, pela PRIMEIRA VEZ desde 2006 (salvo 2009, fim do ciclo Muricy onde perdemos em casa para o Cruzeiro), terá CAMPANHA SUPERIOR aos rivais dos outros Estados, podendo finalmente, decidir mata-mata no Morumbi. Poderá ainda, terminar entre as 4 melhores campanhas, garantindo decidir em casa, pelo menos, até a paralisação da Libertadores, para a Copa do Mundo na África.

Dependendo de como seja a combinação dos resultados de Estudiantes x Alianza e do clássico chileno entre Católica x Universidade do Chile, pelo nosso saldo de gols até aqui, é uma esperança real ter uma ótima colocação.

O Morumbi É FUNDAMENTAL ao SPFC. Do Tri, foram 2 títulos em casa e um garantido pela goleada do primeiro jogo (93), onde perdemos fora depois.

Não é inteligente desdenhar dessa vantagem na América.

Portanto, aos mais críticos, antes de jogar a toalha na covardia e negativismo, fica o convite, tentem jogar junto, ao menos um pouco! Ainda temos o que conquistar. E no que acreditar.

Agora restam duas alternativas:

Ficar se lamentando antes, durante e depois, como sempre, naquela cornetagem chata e pretensiosa da ala são-paulina mimada e nunca satisfeita, ou jogar junto até o fim.

Eu já escolhí minha opção. E ela é:

VAMO SPFC!
Carlos Port tem 37 anos, formado em Direito e Administração, trabalha com comunicação. São-paulino de terceira geração, avô, pai e filho, é o fundador-presidente dos Guerreiros da Paz, coletividade de são-paulinos espalhados pelo mundo, que levam o lema da Honra, Tradição e Respeito ao SPFC. Criador do blog Opinião Tricolor e da comunidade São Paulo FC O Mais Querido, dedica enquanto torcedor, uma vida de amor ao SPFC.
twitter.com/carlosport

Share/Bookmark
http://farm3.static.flickr.com/2732/4164774294_84fde3825b_o.jpg

blog comments powered by Disqus